Reitoria vai ao HU para discutir desafios e problemas
Os desafios e problemas da saúde pública ocuparam parte da agenda da reunião da Reitoria da UFSC na segunda-feira, 05/07, com a direção do Hospital Universitário (HU). Na oportunidade, o reitor Alvaro Prata formalizou a transmissão do cargo de diretor geral para Felipe Felício, que ocupava a vice-direção na gestão de Marisa Helena César Coral, que, após dois anos de mandato, abriu mão das funções administrativas. “Fiz uma opção pela profissão e pela carreira”, explicou.
Os demais diretores permanecem na Administração do HU com Felipe Felício. O vice-reitor e ex-diretor do hospital, Carlos Alberto Justo da Silva (Paraná), estimulou a união da equipe e colocou a Reitoria à disposição.
O reitor Alvaro Prata ressaltou o empenho da ex-diretora e do novo diretor. “Graças à dedicação e ao comprometimento deles e de toda a equipe, o HU mantém a qualidade reconhecida pela sociedade catarinense”, ressaltou.
Além do reitor, do vice, da ex-diretora e do novo diretor, a reunião foi prestigiada pelo diretor administrativo, Nélio Schmidt, pela diretora de Medicina, Maria Lea Campos, pela diretora de Enfermagem, Francine Gelbcke, e pela diretora de Apoio Assistencial, Maria Rovaris. Todos os membros relataram suas preocupações com o presente e o futuro do Hospital Universitário. Os desafios passam pela questão financeira, pelo quadro de pessoal, pela necessidade de novos equipamentos e pelas condições de trabalho.
Tanto o reitor quanto o vice-reitor sublinharam os esforços realizados em Brasília para garantir o funcionamento do hospital e a luta para o enfrentamento das “ameaças externas” que rondam a rede de hospitais universitários.
A ex-diretora Marisa Coral agradeceu a confiança recebida da Reitoria e o apoio obtido no período junto à direção e demais colaboradores do hospital. Afirmou que continuará colaborando. “Deixo os holofotes para permanecer ajudando nos bastidores”.
Em Brasília, a crise dos HUs tem recebido prioridade da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), que no dia 19 de julho tratará do assunto em audiência com o presidente Lula. Também marcará presença a Associação Brasileira dos Hospitais Universitários, presidida pelo vice-reitor da UFSC, Carlos Alberto Justo da Silva.
Felipe Felício é o nono diretor do HU em 30 anos. Os demais foram: Polydoro Ernani de São Thiago, Nelson Grisard, Alberto Chterpensque, Otmar Bauer, Marcelino Osmar Vieira, Fernando Osni Machado, Carlos Alberto Justo da Silva (Paraná) e Marisa Coral.
Por Moacir Loth/ Jornalista na Agecom
Fotos: Carolina Dantas/ Bolsista de Jornalismo na Agecom