Professor da UFSC recebe homenagem do Institute of Noise Control Engineering

21/07/2010 15:14

Por sua contribuição à área de engenharia de controle de ruído, o professor do Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC, Samir Nagi Yousri Gerges, foi homenageado pelo Institute of Noise Control Engineering (INCE-USA), na categoria distinguished international member.

Esta foi a primeira premiação do INCE-USA, mas o professor já recebeu outros reconhecimentos, como o Prêmio Fellow, do Instituto Internacional de Acústica e Vibrações; Prêmio Fellow da Sociedade Americana de Acústica; Prêmio Logoseg, da Associação Nacional da Indústria de Materiais de Segurança e de Proteção ao e o Prêmio Destaque, da Revista Cipa, como reconhecimento pelos serviços prestados ao setor de Segurança do Trabalho.

Egípcio, naturalizado brasileiro, Samir Nagi Yousri Gerges veio para Florianópolis em 1978 – ano em que começou a trabalhar na UFSC. O pesquisador é referência mundial quando o assunto é controle de ruídos em veículos e de máquinas. Preside a Comissão Internacional de Acústica (ICA) Entidade Amberela mundial que coordena atividades de 54 associações de acústica representando, cada uma um país e é vice-presidente do The International Institute of Noise Control Engineering (I-INCE) e da Federação Iberoamericana de Acústica (FIA).

É autor de quatro livros na área e faz parte do corpo editorial de diferentes revistas técnicas internacionais, como o Journal of Building Acoustics, International Journal of Sound and Vibration e Journal of Noise Control Engineering

O professor criou o Laboratório de Ruído Industrial na UFSC. Possui graduação em Engenharia Mecânica/Aeronáutica,1964, mestrado em Engenharia Mecânica/ Aeronáutica pela Universidade do Cairo(Egito), 1969 e doutorado em Engenharia Mecânica pela University of Southampton (Inglaterra), 1974, além de ter realizado pós-doutorado por 6 anos na Inglaterra.

Mais informações: (48)3234-4074 ou samir@emc.ufsc.br,

e ainda: www.gva.ufsc.br, www.ruido.ufsc.br e www.lari.ufsc.br.

Por Fernanda Búrigo/bolsista de jornalismo na Agecom