Peça “Viúvo, porém honesto” com 50% de desconto para servidores da UFSC

13/07/2010 14:51

A Cia de Arte Irreversível apresenta o espetáculo Viúvo, porém honesto, adaptação da obra de Nelson Rodrigues Viúva, porém honesta, de 14 a 16 de julho, sempre às 20h, no Teatro da Ubro: escadaria da Rua Pedro Soares, 15, Centro de Florianópolis

Servidores da UFSC, a classe artística, estudantes, professores da rede estadual e terceira idade pagam meia entrada.

Sinopse

Ivonésio fica viúvo e decide que não vai mais sentar. Sua mãe, Dra. J.B. de Albuquerque Guimarães, dona do Jornal “A Marreta” (um jornal sensacionalista), acreditando que o problema do filho seja de ordem sexual, chama “especialistas” para resolver o assunto, dentre eles uma psicanalista, uma cafetina e até a própria diaba. É a partir daí que a peça se desenrola, recheada de situações inusitadas, reveses e soluções mirabolantes. Outras personagens aparecem e aumentam ainda mais a confusão, como a Dra. Lambreta, o tio Assembléia e a fugitiva Jece Valadão. A peça termina não menos surpreendente, com direito a espetadas do autor na imprensa marrom, na crítica teatral, nos falsos doutores e na falsa moral.

Características do espetáculo

Como em todas as montagens da Cia, muitos elementos chamam a atenção, a começar pelo figurino requintado, a cargo de Suzana Silveira e Roseli Laurindo. O cartunista Marcos Trindade presenteou a Cia com uma obra que ficará exposta no cenário. Nesta montagem, que engloba elementos de história em quadrinhos (presentes no cenário e nos figurinos), a trilha sonora é só de músicas de Chico Buarque. Além disso, houve a troca do sexo de 7 das 8 personagens da peça, o que aumenta o efeito cômico do texto e evidencia os preconceitos sociais retratados pelo autor. Esses são os principais destaques, sem esquecer da interpretação, ágil e levemente exagerada, com toques de sarcasmo.

Sobre a Cia

A Cia. de Arte Irreversível foi fundada em Florianópolis, no final de 2006, por um grupo de artistas que queria dar um passo a mais em suas carreiras e voz aos seus desejos de realização artística e profissional. O foco principal é o desenvolvimento de uma linguagem própria, que valorize o trabalho do ator em sua plenitude e que abra caminho para a verdadeira criação coletiva.

“Viúvo, Porém Honesto” é o resultado da última oficina de montagem, e é a primeira vez que a Cia. monta uma peça de Nelson Rodrigues. As montagens anteriores foram: “O Doente Imaginário”, de Moliére, “Noite de Reis”, de W. Shakespeare, “Os Demônios de Cada Um”, de Marcello Serra e “As Troianas”, de Eurípides. Além disso, o diretor da Cia. de Arte Irreversível, Marcello Serra, realizou outros trabalhos de direção associado a outras companhias, grupos e produtores, como “Ainda É Cedo Amor”, de Gil Guzzo (em cartaz no teatro da Ubro), “Passo de Dois”, de Eduardo Pavlowski e “Fulaninha e Dona Coisa”, de Noemi Marinho.

Serviço

Espetáculo “VIÚVO, PORÉM HONESTO”(adaptação da Obra Viúva, Porém Honesta”, de Nelson Rodrigues.

Teatro da Ubro (escadaria da Rua Pedro Soares, 15 – Centro de Florianópolis – .: 3222-0529)

Dias 14, 15 e 16 de julho (quarta, quinta e sexta), sempre às 20h

INGRESSOS: R$ 20,00 (inteira) e R$10,00 (classe artística, estudantes, professores da rede estadual e terceira idade)

Ficha Técnica

Espetáculo : “VIÚVO, PORÉM HONESTO” (adaptação da obra “Viúva, Porém Honesta”, de Nelson Rodrigues)

Adaptação, direção e iluminação: Marcello Serra

Assistente de direção: Ciça Cidral

Figurino: Suzana Silveira Roseli Laurindo

Coordenação de Produção e Cenário: Marcelo Porton

Coreografias: Amanda Goméz

Elenco:

Amanda Goméz, como Dra. Lupicínia, a psicanalista

Bárbara Bom, como Jece Valadão

Ciça Cidral, como Diaba da Fonseca

Débora Felipe, como Dra. J.B. de Albuquerque Guimarães

Ilana Laterman, como Madame Cri-cri

Marcelo Porton, como Tio Assembléia

Suzana Silveira, como Dona Pombinha e Dra. Lambreta

William Schmidt de Souza, como Ivonésio

Fonte: Cia de Arte Irreversível