Na Mídia: Universidade Federal de Santa Catarina firma protocolo na Ucrânia
Protocolo de cooperação entre a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Universidade de Kiev, capital da Ucrânia, foi assinado durante missão oficial de autoridades catarinenses
Iniciada na segunda-feira, dia 19, a missão oficial ao Leste Europeu, liderada pelo governador de Santa Catarina, Leonel Pavan, vai até o próximo dia 26 e incluirá visita à República Tcheca.
O protocolo de intenções para cooperação entre as duas universidades foca, na graduação e na pós-graduação, nas áreas de Ciências Agrárias e Engenharia Aeroespacial.
As autoridades do governo federal ucraniano acenaram ainda para a ampliação de parcerias comerciais no setor agropecuário e para a implementação de projetos conjuntos de alta tecnologia na área da produção de máquinas e equipamentos para geração de energia, além do setor de famacologia e produtos químicos como fertilizantes.
O secretário especial de Estado da Articulação Internacional, Vinícius Lummertz Silva, complementa que o interesse do governo ucraniano é motivado pelo estímulo que pretende oferecer à atuação em parceria de empresas do país com catarinenses e brasileiras na área de ciência, tecnologia e energia, setores que destacam a economia da Ucrânia.
“Há dez anos Santa Catarina importava energia elétrica e hoje exportamos. Com a previsão de construção de mais de 60 Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) nos próximos anos, teremos a necessidade de novas tecnologias e de máquinas para a produção desta energia”, observa o secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Paulo Cesar da Costa.
Jornal da Ciência, com informações da Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina