Mostra ´Franklin Cascaes: desenhos e esculturas`ganha visão de artistas contemporâneas

26/07/2010 08:54

Cristo absorto, de Diego de los Campos

Cristo absorto, de Diego de los Campos

Acontece nesta terça-feira, 27/7, às 19h, a abertura do Paralelo Cascaes. Trata-se de um projeto que busca diálogo entre a obra de Franklin Cascaes (1903-1983) com artistas da cena contemporânea. Os convidados para dar corpo ao projeto são Diego de los Campos, Diego Rayck e Maíra Dietrich.

Cada artista visitou a exposição, investigou parte da obra de Cascaes e, após este processo, produziu um trabalho inédito e exclusivo para a mostra. Cada um deles apresentará seu trabalho em diferentes espaços do Palácio Cruz e Sousa. Diego de los Campos o instalará sua obra nos jardins, Maíra Dietrich na biblioteca da Estação Cascaes e Diego Rayck irá

dispor seus desenhos no corredor do Palácio. A curadoria de Paralelo Cascaes é de Fernando Boppré e Fernando Lindote.

Informações:

O QUÊ: Projeto “Paralelo Cascaes”, na mostra “Franklin Cascaes: desenhos e esculturas”

ONDE: Museu Histórico de Santa Catarina | Palácio Cruz e Sousa | Praça XV de Novembro, 227, Centro | Florianópolis |

ABERTURA: 27 de julho de 2010, 19h, terça-feira

QUANTO: Entrada franca

SITE: www.exatosegundo.com.br/franklincascaes

TWITTER: www.twitter.com/Expo_Cascaes

INFORMAÇÕES À IMPRENSA: expo.franklincascaes@gmail.com

Por: Ana Marta Moreira Flores / Assessoria de Imprensa / 48 8804.6040

Mostra Franklin Cascaes: desenhos e esculturas

O público novamente terá à disposição uma grande mostra com obras originais de Franklin Cascaes. Trata-se da exposição ´Franklin Cascaes: desenhos e esculturas`, no Palácio Cruz e Souza. A proposta da curadoria, assinada por Fernando Lindote, é dar continuidade ao processo de releitura do artista, iniciado por ocasião do Centenário de Franklin Cascaes, comemorado nos anos de 2008 e 2009.

A exposição apresenta 29 desenhos e quatro conjuntos de esculturas feitas com argila não cozida, todas pertencentes ao acervo do Museu Universitário Professor Oswaldo Rodrigues Cabral, que estarão dispostas ao longo das salas de exposição temporária do Palácio Cruz e Souza.

O objetivo de Lindote, artista contemporâneo e curador da mostra, é fazer com que a obra de Cascaes se sustente por ela mesma, por sua originalidade e estética. “O personagem do Franklin é muito espesso e público, fazendo com que seja mais conhecido como pessoa do que com seu trabalho no desenho e na escultura. Nossa intenção é fazer o público olhar Cascaes de novo e de um ângulo diferente”, explica.

´Franklin Cascaes: desenhos e esculturas` contará com uma intensa agenda cultural. O projeto ´Paralelo Cascaes` convidará os artistas contemporâneos Diego de los Campos, Maíra Dietrich e Diego Rayck a participar da exposição com trabalhos que dialoguem com a poética de Cascaes em diversos ambientes do Palácio Cruz e Sousa.

O lançamento do catálogo da mostra, que contará com texto especialmente redigido para a exposição por Raul Antelo, será acompanhado pelo ´Colóquio Cascaes`, que reunirá pesquisadores de renome em torno da obra do artista. O projeto ´Itinerários da Exposição` proporá a escritura de ensaios com impressões sobre a exposição. Já a mostra ´Cine Cascaes`, com curadoria de Alan Langdon, apresentará uma seleção inusitada de filmes que tangenciem o universo do artista. A programação está disponível no site www.exatosegundo.com.br/franklin-cascaes

A visita à exposição é gratuita e poderá ser realizada até o dia 29 de agosto, facilitadas por mediadores capacitados. O projeto é uma realização da Associação dos Amigos do Museu Universitário Professor Oswaldo Rodrigues Cabral (AMU), da Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e do Museu Histórico de Santa Catarina (MHSC), com patrocínio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e da Carbocloro. A produção é da Exato Segundo Produções Artísticas. O apoio é da Fundação Franklin Cascaes e Rádio CBN Diário.

Serviço:

O QUÊ: Exposição ´Franklin Cascaes: desenhos e esculturas`, com curadoria de Fernando Lindote.

ONDE: Museu Histórico de Santa Catarina | Palácio Cruz e Souza | Praça XV de Novembro, 227, Centro | Florianópolis | Santa Catarina | Brasil.

QUANDO: até 29 de agosto de 2010, terça-feira à sexta-feira, das 10h às 18h; sábados e domingos, das 10h às 16h.

QUANTO: Entrada franca.

SITE OFICIAL: www.exatosegundo.com.br/franklin-cascaes.

TWITTER: www.twitter.com/Expo_Cascaes.

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA: expo.franklincascaes@gmail.com