Dança e atividades físicas mobilizam idosos no campus
Uma atividade diferente animou, na manhã desta sexta-feira (02/07), a área próxima ao Lago da UFSC, no campus da Trindade. Cerca de 30 idosos, sob a coordenação da professora Marize Amorim Lopes, participaram de exercícios aeróbicos e de dança, com o apoio de alunos do Centro de Desportos da Universidade. Uma senhora de 94 anos, Adelina Nascimento, foi homenageada com um “Parabéns pra você” e uma salva de palmas por ser a mais antiga participante do Programa de Atividades Físicas do CDS, criado há 25 anos.
Marize Lopes desenvolve o programa desde 1985 e informa que este trabalho tem melhorado a qualidade e a expectativa de vida dos idosos. “A evasão é baixa e as pessoas vêm tanto dos bairros próximos à UFSC quanto do continente, dos municípios de São José e Palhoça”, diz ela. Ao todo, o grupo envolve 650 pessoas e conta com a participação de acadêmicos de Educação Física, que ajudam as turmas de ginástica, hidroginástica, natação, vôlei e jogos coletivos. O programa também mantém um grupo folclórico que atua há 21 anos na Grande Florianópolis.
Homenageada em 2009 com o Troféu Amigo da UFSC, Marize Lopes está fazendo o seu doutorado em cima da importância das atividades físicas para pessoas da terceira idade. Ela também programou para o dia 20 de julho um evento em que vai tentar trazer de volta pessoas que já passaram pelo programa. “Elas precisam se redescobrir como seres cidadãos e participantes”, afirma.
Só no grupo de dança há cinco pessoas com mais de 80 anos, e é raro, segundo Marize, os participantes apresentarem problemas sérios de saúde, graças ao empenho com que se dedicam às atividades físicas. “Eles são assíduos, afetivos e demonstram carinho e respeito uns pelos outros”, conta. Neste trabalho, ela tem a parceria das professoras Tânia Rosane Benedetti e Vera Lúcia Torres.
Atividades culturais – De acordo com Cléia Silveira Ramos, do Departamento de Cultura e Eventos, a iniciativa faz parte das comemorações dos 50 anos da UFSC e será realizada até dezembro, na primeira sexta-feira de cada mês – a exceção será agosto, quando a atividade será na segunda sexta-feira, por causa do calendário letivo. “Aqui, o trabalho pode ser visto por mais gente”, afirma. Ela destaca que o Programa de Atividades Físicas do CDS beneficia tanto ex-funcionários da instituição quanto pessoas de fora que têm interesse em se manter ativas e socialmente integradas.
A intenção é aproveitar o cinquentenário da instituição para realizar, no mesmo local, eventos culturais, fazendo o melhor uso possível de um espaço privilegiado dentro do campus. A ideia é programar as atividades a partir das 11h30, quando muitos alunos, docentes e servidores técnico-administrativos estão se dirigindo ao Restaurante Universitário, que fica ali perto.
Por Paulo Clóvis Schmitz / Jornalista na Agecom