Biblioteca reúne usuários do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas

13/07/2010 12:59

Será aberto amanhã, dia 14, no auditório da Reitoria da UFSC, o I Encontro Nacional de Usuários do SEER (Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas), voltado a revisores, editores, pesquisadores, professores universitários, alunos de pós-graduação, profissionais de Ciência da Informação e áreas afins, bibliotecários e demais interessados em editoração científica. A palestra de abertura, às 10h desta quarta-feira, será feita por Gustavo E. Fischman, representante do Public Knowledge Project (PKP), sob a coordenação de Ramon Fonseca, do IBICT. O O evento vai até sexta-feira, 16.

O objetivo do I EUSEER é promover o intercâmbio de informações entre os usuários do programa SEER, de modo a conhecer e divulgar as atualizações do sistema e verificar as possibilidades de novos serviços que ele oferece. Trata-se de um evento de capacitação profissional, com ênfase na troca de experiências e criação de relações interpessoais de trabalho. A promoção é do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Universidade Federal de Santa Catarina e Universidade Federal de Goiás. Uma das coordenadoras é a diretora da Biblioteca Universitária, Narcisa de Fátima Amboni.

A intenção dos realizadores do I EUSEER é discutir a adequação do sistema às necessidades das revistas eletrônicas no Brasil, visando a fortalecer a produção científica em todas as regiões do país, difundir o uso completo da tecnologia e aperfeiçoar, por meio do intercâmbio entre os participantes, o uso das ferramentas de editoração eletrônica.

O que é o SEER – O Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas é um software desenvolvido para a construção e gestão de uma publicação periódica eletrônica. Esta ferramenta contempla ações essenciais à automação das atividades de editoração de periódicos científicos. Em 2003, o SEER foi traduzido e customizado pelo IBICT, baseado no software desenvolvido pelo Public Knowledge Project (Open Journal Systems), da Universidade British Columbia.

Dentro da nova estrutura organizacional do IBICT (2007-2013), o sistema integra o projeto de cooperação técnica entre o governo brasileiro e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), sendo responsabilidade do Instituto a implementação e validação das adaptações do SEER, promovendo e repassando suas novas funcionalidades aos editores de periódicos científicos que utilizam o sistema no Brasil.

Mais informações podem ser obtidas em http://euseer.ibict.br/index.php/euseer1/euseer1

Por Paulo Clóvis Schmitz /Jornalista na Agecom