Biblioteca Universitária inaugura autoatendimento e capacita usuários de outras instituições
A Biblioteca Universitária (BU) agora apresenta um novo serviço. Com o autoatendimento, projeto que entra em funcionamento a partir da segunda, 07/06, os empréstimos e as devoluções das obras podem ser feitas pelos próprios alunos em máquinas que serão colocadas na biblioteca, sendo preciso apenas digitar os números da matrícula e da senha.
A Universidade Feral de Santa Catarina também tem destaque no uso do novo Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (Capes) do MEC – novo.periodicos.capes.gov.br. A UFSC foi considerada um modelo de capacitação nacional aos usuários do portal pela Capes, que elabora uma agenda e solicita bibliotecários da Universidade para auxiliar outras instituições brasileiras no uso do novo portal.
No mês de maio a Universidade do Pará foi auxiliada pelos funcionários da UFSC e a próxima será a Unioeste, de Cascavel. “As técnicas apuradas de nossos bibliotecários os tornam aptos para capacitar nossos usuários e outros, dos demais estados. São créditos para a Universidade”, destaca João Oscar do Espírito Santo, da Divisão de Assistência aos Usuários (DAU) da BU.
O portal, agora mais completo, faz uma busca integrada e simultânea abrangendo todas as áreas do conhecimento. Com um acervo de quase 22 mil revistas e jornais científicos do mundo, se tornou um grande auxílio aos pesquisadores. Além disso, ele contempla 130 bases de dados, seis bases de patentes e abriga 308 instituições da área de pesquisa e inovação.
Inaugurado e desenvolvido em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) há nove anos e patrimônio da Comunidade Científica, o portal Capes tem como vantagens principais a democratização do acesso à informação, a facilidade do acesso a conhecimento atualizado e a inserção internacional do conhecimento científico.
Por Natália Izidoro / Bolsista de Jornalismo na Agecom



























