UFSC vacinou 662 pessoas contra a gripe Influenza H1N1

25/05/2010 13:05

A recente campanha de vacinação da comunidade universitária contra a gripe Influenza H1N1, realizada na última sexta-feira, dia 21, imunizou 662 pessoas, sendo 554 na faixa etária dos 20 aos 39 anos e 108 doentes crônicos de várias idades. Somados aos 1.544 vacinados na etapa anterior, em 14 de abril, chega a 2.206 o número de pessoas que tomaram a vacina, sem considerar aqueles que se dirigiram ao posto de vacinação do Hospital Universitário e aos centros de saúde da Prefeitura de Florianópolis. A primeira campanha aconteceu no Centro de Convivência, e a segunda no Centro de Cultura e Eventos da UFSC.

O trabalho foi desenvolvido pelo grupo de voluntários coordenado pelo professor Alcides Milton da Silva, que tem como integrantes as professoras Helena Cristina Ferreira Franz Vasconcelos (do Departamento de Análises Clínicas) e Maria do Horto Fontoura Cartana (Departamento de Enfermagem), a médica Christiane Riggenbach Veríssimo Ribeiro (CCIH/Hospital Universitário) e os médicos Luiz Alberto Nunes (emergência/HU) e Fernando Osni Machado (UTI/HU), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis.

Também participaram da campanha 59 voluntários, estudantes dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Medicina, Nutrição, Odontologia e técnicos do Hospital Universitário, além de profissionais e alunos do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), que atuaram como vacinadores e registradores de boletins epidemiológicos.

Como a gripe comum – A Universidade Federal de Santa Catarina se engajou na campanha de imunização contra a gripe H1N1 para evitar que uma segunda onda da doença surja nos meses frios que se aproximam. Contudo, o professor Alcides da Silva informa que, pelas análises da Divisão de Vigilância Epidemiológica, neste ano a gripe tem se manifestado de forma semelhante à gripe comum (sazonal). “A preocupação é proteger ao máximo a população, e por isso a imunização é feita como se ela tivesse uma gravidade maior, como no ano passado”.

Mais informações podem ser obtidas com o coordenador da campanha, Alcides Milton da Silva, pelos fones (48) 3721-9388 e 9981-8360. Dados sobre a gripe H1N1 estão disponíveis nos sites www.saude.gov.br e www.saude.sc.gov.br.

Foto: Paulo Roberto Noronha/Agecom