UFSC promove debate sobre estudos de países africanos e africanidades no Brasil

14/05/2010 09:04

Entre os dias 17 e 19 o Núcleo Interdisciplinar de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros da UFSC promove uma série de debates sobre os países africanos e as africanidades no Brasil. O objetivo do evento é incitar reflexões a respeito da posição do país sobre os estudos africanos, já que o Brasil ainda não possui tradição institucional forte sobre o tema e deixa de contribuir de forma decisiva para estudos afro-brasileiros e africanos.

“Djumbai: Brasil e países africanos construindo outros saberes” vai acontecer no auditório da Reitoria da UFSC e tem o apoio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), Secretaria de Relações Institucionais e Internacionais (Sinter), Centro de Comunicação e Expressão (CCE), Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) e do Instituto de Assuntos Latino-Americanos (Iela).

Conferências, mesas de discussão, minicursos e debates sobre o filme “Atlântico negro: na rota dos orixás” são as atividades realizadas durante os dois dias de evento, nos períodos da manhã, tarde e noite. Através da programação, a comunidade acadêmica, as entidades de movimentos sociais e a comunidade em geral poderão debater os temas interdisciplinares, desconstruindo idéias fixas e pré-concebidas a respeito das africanidades. Neste sentido, Djumbai se torna a expressão legítima do evento, uma vez que significa, na língua crioula de Guiné-Bissau, um “encontro de diálogos entre pessoas que socializam, aprendem e ensinam”.

As atividades serão ministradas por profissionais de várias instituições do país, dentre elas o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), Casa das Áfricas, de São Paulo, Universidade de Brasília (UnB) e Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). No primeiro dia do evento também acontecerá o lançamento de livros dos autores Joel Aló Fernandes, Christian Múleka Mwewa e José de S. Miguel Lopes.

Os minicursos serão realizados em salas do Centro de Ciências Jurídicas da UFSC. As inscrições para as atividades podem ser feitas no Auditório da Reitoria, antes da abertura do evento. Para mais informações com o Iela, através do telefone (48) 3721-9297 (ramal 37).

Dia 18 de maio – Minicursos

14h – Novo olhar para as relações afro-brasileiras: a implantação da lei 10.639/03 – Múleka Dítoga wa Kalenga

15h30 – A primeira experiência da construção de socialismo em África: o caso de Moçambique e a cultura africana no Brasil: mudanças, divergências, convergências – José de Sousa Miguel Lopes

Local: Salas indicadas na recepção do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ).

Por Claudia Mebs Nunes/ Bolsista de Jornalismo na Agecom