UFSC orienta população no Largo da Alfândega sobre perigos de intoxicações

Imagens: CIT/SC
Em 2009 o Centro de Informações Toxicológicas (CIT/SC), que funciona junto ao Hospital Universitário da UFSC, atendeu 10.197 pedidos de informações. Desde 1984 o setor acumula 131.818 atendimentos. O trabalho realizado pelo setor será levado ao Centro de Florianópolis nos dias 19 e 20 de maio, quando a UFSC realizará a edição itinerante da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepex). A tenda da UFSC será montada no Largo da Alfândega, com visitação aberta ao público entre 10h e 19h.
Durante o evento, a equipe do Centro de Informações Toxicológicas distribuirá material educativo e orientará sobre acidentes com animais peçonhentos, plantas tóxicas e intoxicações em geral. O público visitante também poderá observar animais peçonhentos de pequeno porte com lupas. Além disso, haverá exposição do acervo de animais venenosos do CIT.
O Centro de Informações Toxicológicas de Santa Catarina (CIT/SC) mantém um serviço de plantão permanente durante 24 horas. O contato deve ser feito pelo telefone 0800-643-5252.
Na Sepex itinerante serão montados, 14 estandes para demonstração de projetos da UFSC sobre Mata Atlântica, plantas medicinais, povos indígenas, informações toxicológicas, língua brasileira de sinais, assistência jurídica, tecnologias de saneamento e atividades físicas oferecidas à comunidade, entre outros. A programação faz parte da agenda de comemoração dos 50 anos da UFSC. Na versão itinerante a Sepex tem apoio da Água Mineral Santa Rita.
Mais informações sobre o Centro de Informações Toxicológicas: (48) 3721-9083 / 0800-643-5252 (Ligação Gratuita 24h) / www.cit.sc.gov.br
/ cit@hu.ufsc.br
Por Arley Reis / Jornalista da Agecom
Saiba Mais:
Estatísticas do Centro de Informações Toxicológicas:
– Número total de atendimentos registrados no período de maio de 1984 a dezembro de 2009: 131.818
Causas:
– Medicamentos: 27.180
– Animais peçonhentos ou não: 53.345
– Produtos químicos industriais: 7.518
– Agrotóxicos: 13.275
– Raticidas: 3.949
– Domissanitários: 8.835
Veja estatísticas completas em: http://www.cit.sc.gov.br/index.php?p=estatisticas_gerais
Saiba Mais:
Informações sobre os estandes da Sepex itinerante
Mais informações:
Professora Débora Peres Menezes
Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão
Fone: 3721-9716 / E-mail: debora@reitoria.ufsc.br
Professor Nelson Canzian da Silva
Diretor do Departamento de Projetos de Extensão
Fone: 48 3721-8305 / E-mail: canzian@reitoria.ufsc.br
Leia também:
– UFSC mostra projetos de ensino, pesquisa e extensão no Centro de Florianópolis
– Curso de Direito da UFSC divulga métodos alternativos de resolver conflitos