TV UFSC lança programação especial

10/05/2010 19:30

Foi lançada oficialmente na tarde desta segunda-feira (10/5) a programação especial da TV UFSC sobre os 50 anos da Universidade. Em concorrida cerimônia realizada na Sala dos Conselhos, foi apresentada para a comunidade universitária a programação que será veiculada no canal 15 da NET. São os programas: ´Eu faço parte desta história`, que exibe entrevistas com pessoas que participaram da construção da UFSC; e ´Memória UFSC`, com imagens produzidas pelo Curso de Jornalismo que resgatam momentos marcantes da instituição nas últimas décadas. A primeira exibição do ´Eu faço parte dessa história`, que entrou no ar esta semana, foi gravado com Aluízio Blasi, um dos fundadores da instituição.

Também foram apresentados os programas ´Universidade Já`, que traz a cobertura factual dos eventos oficiais do calendário comemorativo dos 50 anos; e ´A UFSC em minha vida`, que exibe declarações de pessoas da comunidade universitária sobre a Universidade.

Na solenidade foram homenageadas algumas pessoas que fazem parte da história da UFSC TV. A ex-diretora Sidnéia Gaspar de Oliveira e a coordenadora administrativa Liliane Regis.

O diretor do Departamento de Cultura e Eventos, Luiz Roberto Barbosa, discursou relembrando a implantação da televisão. Disse que há 12 anos, quando estava assistindo à NET, ficou surpreso com um “canal universitário” sem qualquer programação. Após procurar a direção daquela rede de tevê por assinatura em Florianópolis, soube da disponibilidade legal para implantação de uma televisão universitária na cidade. A partir de então foi criado um grupo de trabalho para levar adiante a proposta, contando com a sua participação e dos professores Fernando Crocomo e Sidnéia Oliveira; do jornalista Moacir Loth, diretor da Agecom; e do técnico-administrativo João Alberto Vieira Silva.

O diretor da TV UFSC, professor Fernando Crocomo, destacou o trabalho da equipe de 17 pessoas, incluindo 14 alunos dos cursos de Jornalismo, Cinema e Design que juntamente com professores e profissionais fazem o dia-a-dia. Comentou as dificuldades do setor, enaltecendo a integração institucional, principalmente com a Agecom. “Televisão não se faz sozinho”, concluiu Crocomo.

O desembargador Aluízio Blazi discursou como primeiro secretário geral da UFSC, enfatizando a implantação da Universidade na década de 1960. Disse que as dificuldades são parecidas com os desafios encontrados na viabilização de uma emissora de televisão. Enalteceu os 50 anos da Universidade como símbolo de grandeza da ilha e do Estado.

O ex-reitor Rodolfo Pinto da Luz participou da cerimônia como Secretário Municipal de Educação, ressaltando as dificuldades enfrentadas para colocar a TV UFSC em funcionamento, considerando que em 1998 a instituição tinha problemas para manter no ar a programação da TV Cultura Anhatomirim, canal 2 em sinal aberto transmitido em parceria com a UDESC.

O reitor Alvaro Prata, além de diversas homenagens, anunciou um compromisso público com a volta da programação da TV Cultura, desde 2008 fora do ar. Esclareceu que finalmente descobriram o caminho legal para reativação da emissora, através de uma parceira com a TV Brasil do Governo Federal. Prata destacou o profissionalismo na programação da TV UFSC, reconhecendo que o órgão de comunicação não tinha a dimensão que merecia. Mencionando as dificuldades nas tarefas de divulgação institucional, destacou o empenho da equipe da Agecom dirigida pelo jornalista Moacir Loth, que, integrada com a TV UFSC, consegue manter equilíbrio na visibilidade diversificada da Universidade.

A programação dos 50 anos da UFSC pode ser acessada no site www.50anos.ufsc.br. Para informações sobre a programação da TV UFSC, acesse e www.tv.ufsc.br. Outras informações pelos fones (48) 3952-1909 / 3952-1921.

Por Paulo Liedtke/ da Equipe da Agecom

Fotos: Carolina Dantas/ Bolsista de Jornalismo na Agecom