Reitores são homenageados com a Ordem Nacional do Mérito Científico

Fotos: Andifes
Os reitores Amaro Lins (UFPE) e José Ivonildo Rego (UFRN), ambos ex-presidentes da Andifes, receberam a homenagem na ordem de Comendador, como personalidades dos anos de 2008 e 2009, respectivamente.
“Credito esta homenagem ao trabalho realizado junto à equipe na UFPE e ao trabalho dentro da Andifes, que dignifica a atuação das universidades e tem sido elemento fundamental para a Educação, Ciência e Tecnologia no país”, disse o reitor Amaro Lins, presidente da Andifes em 2008/2009.
O reitor da UFRN, Ivonildo Rego, presidente da Andifes em 1998, também compartilhou a homenagem com sua instituição. O reitor Alvaro Prata, promovido à classe Grã-Cruz na área de Ciências da Engenharia, considerou a homenagem um estímulo. “É
uma distinção que nos honra muito e nos dá uma responsabilidade adicional como pesquisador e cientista. É um reconhecimento que nos motiva, nos lisonjeia”, comemorou Prata. O reitor ainda destacou a honra de estar na companhia de tantos cientistas ilustres.
O reitor da Universidade Federal do ABC (UFABC) Helio Waldman, recebeu a distinção na área de Ciências de Engenharia em 2009. Disse que sente-se honrado com o reconhecimento, pois sua vida foi dedicada à pesquisa científica e tecnológica. Seu antecessor, ex-reitor da UFABC, Adalberto Fazzio, foi promovido à classe Grã-Cruz na área de Ciências Físicas por sua atuação em 2008.
Ordem Nacional do Mérito Científico:
Foi instituída em 1993 e premia personalidades nacionais e estrangeiras que se distinguem por relevantes contribuições à Ciência e à Tecnologia. O presidente da República é o Grão-Mestre da Ordem e o Ministro de Estado da Ciência e Tecnologia, o Chanceler. A Ordem tem um Conselho composto pelo Ministro da Ciência e Tecnologia e pelos Ministros das Relações Exteriores, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e da Educação.
A Academia Brasileira de Ciências se incumbe das atividades administrativas, de acordo com convênio firmado com o Ministério da Ciência e Tecnologia. A Ordem dispõe também de uma Comissão Técnica, constituída de nove personalidades, incumbida de apreciar o mérito de cada proposta enviada. A admissão e promoção de membro da Ordem são feitas por decreto assinado pelo Presidente da República.
Homenageados na UFSC
Outros professores da UFSC receberam a Ordem Nacional do Mérito Científico:
– Clovis Maliska (Departamento de Engenharia Mecânica)
– Sérgio Colle (Departamento de Engenharia Mecânica)
– Ademir Neves (Departamento de Química)
– Clovis Caesar Gonzaga (Departamento de Matemática)
Fonte: Assessoria de Comunicação da Andifes / Ana Paula Vieira /
(61) 3321-6341 ou (61) 8602-1383 / ascom@andifes.org.br