Presidente do Grupo de Estudos de Astronomia lança o livro ´Céu, Ilha`

28/05/2010 10:58

O astrônomo Adolfo Stotz Neto, do Grupo de Estudos de Astronomia (GEA) da UFSC, lança na próxima terça-feira, dia 1º de junho, o livro “Céu, Ilha”. O evento será às 19h, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

Segundo Carmem Fossari, diretora de espetáculos do Departamento Artístico Cultural da UFSC, a obra é inusitada, escrita na primeira pessoa, na qual o narrador é o cientista. Megulhando em suas memórias, revisitando preciosas anotações de seu olhar atento, seduzido pelo encantamento das estrelares noites da Ilha de Santa Catarina, Adolfo Stotz Neto revela ao leitor aspectos do Universo sob a ótica da Astronomia na Ilha de Santa Catarina. “Ao início do livro, já constatamos que o astrônomo escritor, agrega literariamente a poesia em sua narrativa”, detalha Carmem, que junto com Lou Hamad assinam a orelha do livro.

Stotz diz: “Aldebarã, a mais brilhante estrela de Touro. Anuncia ao se esconder entre as montanhas que a noite chegou. O mecanismo do Universo está disponível à contemplação. O céu pontilha de estrelas e quanto, mas escuro o lugar, mais e mais elas acendem sobre nós. Nossa estrela mãe, o Sol, é também um destes pontinhos, só que de muito perto. O planeta azul gira ao redor desta estrela Sol…. Estamos ligados a um destes brilhantes pontos do Universo, como se fossemos uma pedrinha girando em torno de alguém, presa a um barbante invisível”.

“Céu, Ilha” traz 23 contos que têm como personagens principais, além dos astros, as pessoas que habitam o litoral catarinense. “Adolfo escreve o Universo de uma maneira poética, que ele conhece tão bem; acresce em seu livro muito da nossa gente litorânea, em sua sobrevivência cultural, como os pescadores que traçam a rota de sua navegação em busca dos cardumes identificando os mapas do céu. O leitor vai redescobrindo a Ilha em seus noturnos céus estrelados; nas gentes de falares rápidos, nos belíssimos anoiteceres e amanheceres”, assinala a diretora.

O lançamento da obra marca os 25 anos do Grupo de Estudos de Astronomia, criado e atualmente presidido por Adolfo. O prefácio do livro é escrito pelo professor de Física e ex-prefeito de Florianópolis Sérgio Grando. A edição do livro é da Padoin. A capa é uma criação do artista plástico blumenauense Kiko Stotz, irmão do autor, que durante o evento irá expor algumas de suas telas, entre elas retratos do astrônomo alemão Kepler, do físico Albert Einstein, do inventor Alberto Santos Dumont.

Outras informações pelo telefone (48) 3721-9241 ou pelos e-mails adolfostotz@yahoo.com.br ou adolfostotz@hotmail.com.