Presidente do Grupo de Estudos de Astronomia lança livro ´Céu, Ilha`

12/05/2010 17:38

Indaga Carmem Fossari, diretora de espetáculos do Departamento Artístico Cultural da UFSC: “por acaso a poesia, a arte e a ciência andam separadas?”. A resposta, para a diretora, pode ser encontrada no livro ´Céu, Ilha`, do astrônomo Adolfo Stotz Neto, que será lançado na terça, 1º/6, às 19h, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

“´Céu, Ilha` é um livro inusitado, escrito na primeira pessoa. Megulhando em suas memórias, revisitando preciosas anotações de seu olhar atento, seduzido pelo encantamento das estrelares noites da Ilha de Santa Catarina, Adolfo revela ao leitor aspectos do Universo sob a ótica da Astronomia”, detalha Carmem, que assina a orelha do livro.

A obra traz 23 contos que têm como personagens principais, além dos astros, as pessoas que habitam o litoral catarinense. “Adolfo escreve o Universo de uma maneira poética, que ele conhece tão bem; acresce em seu livro muito da nossa gente litorânea, em sua sobrevivência cultural, como os pescadores que traçam a rota de sua navegação em busca dos cardumes identificando os mapas do céu. O leitor vai redescobrindo a ilha em seus noturnos céus estrelados; nas gentes de falares rápidos, nos belíssimos anoiteceres e amanheceres”, assinala a diretora.

O lançamento da obra marca os 25 anos do Grupo de Estudos de Astronomia (GEA), criado e atualmente presidido por Adolfo. O evento terá também a exposição de telas do artista plástico Kiko Stotz, irmão do autor.

Informações: adolfostotz@yahoo.com.br ou adolfostotz@hotmail.com