Palestra discute gestão de hospitais universitários
A UFSC recebe nesta quinta-feira (20/5) representante do Ministério da Educação para uma palestra sobre o projeto Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários (AGHU). Gerente de Projetos da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) do MEC e coordenador do Projeto AGHU, Marcelo Takatsu fala sobre o tema a partir de 10h, no auditório principal do Hospital Universitário.
Coordenado pelo MEC, o projeto AGHU vai possibilitar o desenvolvimento de um modelo único de gestão para os 46 hospitais universitários federais, além de criar um software capaz de apoiar esse processo. A sistemática de desenvolvimento adotada pelo MEC para construção do AGHU é colaborativa. A ideia é envolver os responsáveis pela tecnologia da informação (TI) de cada uma das instituições para a construção da ferramenta. A iniciativa integra o Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários.
O HU da UFSC contratou recentemente uma equipe terceirizada que desenvolverá, sob a tutela do MEC, uma parte do sistema de gerenciamento hospitalar. O programa está baseado na metodologia de gestão do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). O Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários poderá ser modificado em relação às circunstâncias de cada unidade, mas dentro de certos limites.
A nova metodologia possibilitará que entre todos os hospitais universitários funcione um único prontuário eletrônico do paciente, o que permitirá que um paciente faça um exame em um HU e seja atendido em outro com a mesma documentação. Todo o sistema AGHU será disponibilizado no portal de software livre do Governo Federal, e assim outras instituições poderão adaptá-lo às suas necessidades.
Mais informações: vienhage@hotmail.com / (48) 3721-9166
Por Fernanda Burigo / Bolsista de Jornalismo na Agecom