Nova edição do livro Cadernos da noite será lançada em Videira

14/05/2010 12:39

Nesta terça-feira, dia 18, o poeta Alcides Buss lança em Videira a nova edição do livro Cadernos da noite (Caminho de Dentro Edições, 120 p.). O lançamento acontece na sede da Unimed e faz parte do projeto Encontro Marcado, que divulga a literatura catarinense nas escolas de ensino fundamental.

Cadernos da noite foi publicado pela primeira vez em 2003 e agora recebe nova diagramação e atualização ortográfica, além de uma figura de entrada, representando Medusa, assinada pela artista plástica Julia Iguti. À coletânea, o autor acrescentou também um novo poema, “Moderno vaso grego”, que faz alusão ao famoso soneto “Vaso grego”, de Alberto de Oliveira.

Nas palavras do crítico literário de São Paulo, Fábio Lucas, os poemas da obra de Buss vêm “revestidos de uma linguagem nova, moderna, admiravelmente atual”. Já Carlos Appel, de Porto Alegre, “Cadernos da Noite nos dá a certeza de que estamos ante um novo clássico: tem a lavratura certa, o verso na medida exata, a intenção solar. Clássico, pois incorpora o coletivo e lhe confere voz pessoal, inconfundível e única”.

Alcides Buss iniciou sua carreira literária em Joinville com o livro Círculo quadrado. Na década de 70, como diretor de cultura da prefeitura, foi responsável por um trabalho de transformação cultural reconhecido nacionalmente, a tal de ponto de Joinville ser chamada na época de “Capital cultural do Estado”.

Em Florianópolis, para onde se transferiu na década seguinte, criou na UFSC uma das primeiras oficinas de criação literária do País. Difundiu no Brasil e no Exterior o Varal Literário, uma forma alternativa de divulgação da poesia. Criou o Movimento de Ação do Livro: o livro em movimentação e, por 17 anos, dirigiu a Editora da Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente coordena o Círculo de Leitura de Florianópolis.

Cadernos da noite

Alcides Buss

Caminho de Dentro Edições

120 p. – R$ 25,90