Livro mostra que cooperativismo de crédito solidário pode desenvolver sociedade menos excludente

12/05/2010 10:11

Foi lançado recentemente pela editora Argos o livro Finanças e solidariedade: cooperativismo de crédito rural solidário no Brasil, de autoria de Fábio Luiz Búrigo. A obra é resultado de uma pesquisa desenvolvida pelo autor na sua tese de doutorado em Sociologia Política da UFSC.

A obra Finanças e solidariedade analisa as possibilidades de, através do cooperativismo de crédito solidário, desenvolver uma sociedade menos excludente e menos dependente das economias externas. Focado no combate à pobreza e às desigualdades sociais, o cooperativismo de crédito solidário permite maior participação das minorias nas decisões que afetam a vida financeira de milhares de pessoas e empresas. Iniciativas financeiras voltadas aos pobres são uma possibilidade promissora de transformação social.

Além do doutorado, Fábio Luiz Búrigo também é formado pela UFSC como engenheiro agrônomo e mestre em agroecossistemas. Desde 1988, presta assessoria a organizações não governamentais e do movimento cooperativista, e colabora com projetos em universidades e em órgãos de cooperação nacional e internacional. A partir de 2004, tornou-se consultor do Ministério de Desenvolvimento Agrário e, em 2007, colaborou com o Ministério da Integração Nacional na implantação de um programa de difusão das microfinanças e do cooperativismo de crédito na região Norte do Brasil. É autor do livro Cooperativa de Crédito Rural, também publicado pela Editora Argos.

O livro Finanças e solidariedade pode ser adquirido nas livrarias ao preço de R$ 44,00 ou através do site www.isthmus.com.br/argos/index.aspx.

Outras informações: fone (49) 3321-8208; pedidos@unochapeco.edu.br ou www.unochapeco.edu.br/argos.

Contatos com o autor: burigo@linhalivre.net ou (48) 9986-1265.

Por Paulo Fernando Liedke/Equipe da Agecom