II Congresso de Saúde Mental acontece entre os dias 3 e 5 de junho
A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Unerj) cedia, entre os dias 3 e 5 de junho, o II Congresso Brasileiro de Saúde Mental, com o tema “Loucura e Saúde Mental no Século XXI: enfrentamentos, territórios e fronteiras”. O objetivo do evento é aproximar os diferentes profissionais que atuam no campo da saúde mental, principalmente aqueles que recentemente têm feito parte deste contexto, como pedagogos e artistas plásticos, para discutir questões de controle social e participação, ciência e saúde mental, cultura, mídia e diversidade, institucionalização e judicialização, políticas públicas e atenção psicosocial do paciente. O Congresso é realizado pela Associação Brasileira de Saúde Mental (Abrasme) e tem como um dos apoiadores a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
São esperados cerca de dois mil participantes, entre acadêmicos, gestores de órgãos públicos, integrantes de movimentos sociais e demais profissionais de saúde mental ligados à rede privada. Durante o evento, serão ministradas conferências, palestras, mesas de discussão, oficinas e apresentações artístico-culturais que refletem a produção de conteúdos sobre o campo da Saúde Mental. A organização do congresso também oferecerá apresentações musicais e culturais em parceria com o Ministério da Cultura, além de trabalhos resultados de oficinas de arte e geração de renda dos serviços de saúde mental.
A segunda edição do congresso conta com 32 convidados nacionais e três convidados internacionais confirmados, vindos da Itália e da Inglaterra. Os interessados em participar do evento devem preencher a ficha de inscrição online, no site www.saudemental2010.com.br.
Mais informações através do site do congresso, ou pelo telefone (21) 2260-6999, da secretaria executiva do II Congresso Brasileiro de Saúde Mental.
Por Claudia Mebs Nunes/ Bolsista de Jornalismo na Agecom