Hospital Universitário transmite terceira cirurgia online neste sábado

07/05/2010 14:21

O Laboratório de Telemedicina e Informática Médica (LabTelemed) do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina transmite neste sábado, 8 de maio, pela internet, uma cirurgia de colocação de prótese mamária. O procedimento será realizado às 9h pelo ex-presidente da Sociedade Internacional de Cirurgia Estética (Isaps), o cirurgião plástico João Carlos Sampaio Goes. A transmissão faz parte do projeto de parceira entre o Serviço de Informática e o Serviço de Cirurgia Plástica. É uma adaptação do sistema usado há três anos pelo LabTelemed para organizar videoconferências entre o HU e outros hospitais.

A colocação da prótese será divulgada através de um programa de webconferência. Para assistir é preciso estar cadastrado no site webconf.rnp.br/ruteufsc. Os profissionais de saúde interessados devem procurar o professor e cirurgião plástico do HU, Rodrigo D´Eça Neves, responsável por definir o grupo que vai acompanhar o procedimento via web. A lista de nomes será repassada para os técnicos de informática que administram o programa.

“Não podemos liberar o acesso ao público em geral. É preciso agir de acordo com a ética médica e respeitar os direitos de imagem do paciente”, explica Neves. “A exibição do procedimento cirúrgico não faz parte de um reality show, mas de um processo de ensino e troca de conhecimentos”, completa. O sistema suporta até 50 computadores conectados em território nacional. Estes podem passar as imagens em salas de aula, auditórios e centros de saúde. “Nas duas primeiras transmissões, realizadas em abril, o número de participantes não passou de seis”, conta o técnico de informática Leandro Silveira.

A transmissão é monitorada por três profissionais. No sábado, um deles estará no centro cirúrgico, capturando as imagens com uma câmera de alta resolução. Outro, no auditório da Técnica Operatória e Cirurgia Experimental, onde graduandos e pós-graduandos em Medicina, professores e médicos convidados irão assistir a cirurgia em um telão. O terceiro será o administrador da sala virtual, que controla a entrada e saída de usuários.

A pessoas conectadas podem fazer perguntas ao cirurgião durante o procedimento, pelo microfone do seu computador ou pelo chat do programa. No primeiro caso, o questionamento é escutada por todos, e o cirurgião a responde usando um microfone de lapela. “Nós liberamos uma pessoa de cada vez para falar. Ela tem que pedir licença ao administrador, senão vira bagunça e pode até atrapalhar a equipe que está trabalhando”, diz Silveira. Quando é feita pelo chat, a questão é lida em voz alta pelo técnico presente na sala de cirurgia, que tem um computador à sua disposição.

O projeto piloto só foi possível este ano, com a chegada de uma câmera de alta resolução, que permitiu a melhor visualização das imagens. Testes já tinham sido realizados com uma webcam, que não capturava os detalhes da cirurgia. “O novo equipamento, fornecido pela RUTE, permitiu completar o desejo de expandir os recursos didáticos para o curso de medicina e proporcionar a educação continuada”, explica o professor.

“Estamos esperando recursos da Rede Nacional de Pesquisa e Ensino (RNPE) para a compra da câmera mais adequada, para organizar um espaço no HU para melhorar o projeto”, afirma o técnico de informática, Leandro Henrique Souza.

Para acessar a cirurgia, entre no site webconf.rnp.br/ruteufsc. Mais com Rodrigo D´Eça Neves, fone Rodrigo D´Eça Neves – 9915-2546

Palestra: Nesta sexta, a partir de 20h, o ex-presidente da Sociedade Internacional de Cirurgia Estética (Isaps), o cirurgião plástico João Carlos Sampaio Goes faz palestra aberta a interessados no Laboratório de Técnica Operatória e Cirurgia Experimental do Hospital Universitário.

Por Ingrid Fagundez / Bolsista de Jornalismo na Agecom