Funcionários do RU aprendem a utilizar forno importado da Itália

07/05/2010 12:48

Fotos: Paulo Noronha / Agecom

Fotos: Paulo Noronha / Agecom

O italiano Ugo Pradella, funcionário da empresa Angelo Po, iniciou na manhã desta sexta-feira, dia 7, um treinamento com os servidores e terceirizados que trabalham no Restaurante Universitário da UFSC. Representante da fábrica de fornos instalada em Carpi, na província de Modena, ele mostrou como obter os melhores resultados na operação do novo equipamento adquirido pela universidade, que permite uma economia superior a 80% no consumo de energia e de até 90% no uso de água.

Grupos de 10 pessoas se revezarão durante o dia de hoje e na manhã de sábado no treinamento, feito no próprio RU. Na semana que vem, outro técnico virá da Itália para dar continuidade ao curso. Falando em espanhol, Pradella informou que o forno funciona nos modos manual e automático e que dispõe de recursos tecnológicos avançados. “A comida será melhor e haverá menos gastos”, garantiu.

A diretora do restaurante, Deise de Oliveira Rita, explica que o equipamento, o forno combinado, trabalha com vapor e calor e permitirá o preparo de assados, uma novidade que vai reduzir as frituras e diversificar as opções para os usuários. Além do forno em fase de testes, outro será instalado em breve e mais dois já foram adquiridos pela UFSC, que deve iniciar em junho a construção de um novo refeitório ao lado do atual, substituindo a ala 3 provisória aberta este ano. “Vamos ganhar em rapidez, economia e na saúde proporcionada pelo preparo dos alimentos”, disse a diretora.

Hoje, o Restaurante Universitário serve 5.300 almoços e 1.200 jantas por dia, um aumento substancial em relação a 2009, quando o número total de refeições não passava de 3.800. Este ano, o RU investiu na variedade e já oferece um cardápio que inclui lentilha, arroz integral, três tipos de salada e suco de graça.

Por Paulo Clóvis Schmitz / Jornalista na Agecom

Mais informações: 3721-8226