Conferência discute novos paradigmas do mundo do trabalho

31/05/2010 12:05

A reestruturação do mundo do trabalho é o tema da palestra que o professor mexicano Adrián Sotelo Valencia ministra na UFSC nesta segunda-feira. O pesquisador vem à UFSC a convite do Instituto de Estudos Latino-Americanos (IELA). O encontro será às 19h, no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH).

Professor da Faculdade de Ciências Políticas e Sociais da Universidade Nacional Autônoma do México, Adrian tem uma longa trajetória na investigação do tema trabalho. Nesta conferência fala sobre a superexploração e os novos paradigmas que hoje regem o tema.

Também será lançado o livro ´A reestruturação do mundo do trabalho`, de autoria de Adrián Sotelo, que está traduzido para o português. A tradução foi feita pelo pesquisador do IELA, Fernando Correa Prado

Seminário

Nos dias 1º e 2 de junho, Adrián, juntamente com os professores da UFSC Waldir Rampinelli, Lauro Mattei e Fernando Correa Prado (IELA), ministra, no Auditório do Centro de Educação (CED), o seminário ´Centralidade do trabalho e Dependência na América Latina`, com a seguinte programação:

1º de junho:

8h30min às 12h: O trabalho nos Grundisse e no Capital de K. Marx

14h às 17h30min: Reestruturação produtiva e mundo do trabalho na América Latina – Professor Adrián Valencia

2 de junho:

8h30min às 12h: Teoria marxista da dependência: história e principais conceitos – Fernando Correa Prado e Waldir Rampinelli.

14h às 17h30min: Modo de acumulação de capital

de massa e flexível: impactos sobre o mercado de trabalho – Professor Lauro Mattei