Colóquio reúne pesquisadores para discutir a relação entre história, arte e literatura

24/05/2010 16:25

A Linha de Pesquisa “Políticas da Escrita da Imagem e da Memória”, do Programa de Pós-Graduação em História da UFSC, está promovendo o 3º Colóquio História e Arte, com o tema “Movimentos Artísticos e Correntes Intelectuais”. O evento reúne, no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), pesquisadores de história, arte e literatura de diversas universidades brasileiras que vão apresentar resultados de trabalhos que abordam a arte como um processo criativo da escrita, do espaço, da memória e do tempo.

O colóquio começou neste domingo, dia 23, às 18h, maio, com o lançamento do livro “Encantos da imagem: estâncias para a prática historiográfica – entre arte e história”, organizado pelas pesquisadoras da UFSC Maria Bernardete Ramos Flores e Ana Lucia Vilela. A conferência de abertura foi feita pelo professor Daniel Lins (UFCE), às 19h, sobre o tema “ Nietzsche ou o elogio da beleza”.

O presidente da Associação Nacional dos Professores Universitários de História (ANPUH – Nacional), Durval Muniz Júnior, vai falar sobre a profissionalização do historiador em comemoração aos 35 anos do Programa de Pós-Graduação da UFSC. Como convidado internacional, o professor da Universidade de Coimbra Antônio Pedro Pita, que encerrará o colóquio com a palestra “O dia inicial – 25 de abril: revolução do imaginário.”

A programação inclui também mesas-redondas, entre elas “Relatos de viajantes artistas e cientistas”, que traz o pesquisador da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Pablo Marcelo Diener Ojeda, integrante do grupo de pesquisa “História, Arte, Ciência e Poder”. O evento termina na terça-feira dia 25 de maio.

Os interessados em participar devem se inscrever no site www.labharte.ufsc.br. A inscrição é gratuita e o certificado será entregue para quem tiver mais do que 75% de frequência no evento.

Mais informações pelo telefone: (48) 3721-8212, das 14h às 18h, pelo e-mail labharte@cfh.ufsc.brou pelo site no site www.labharte.ufsc.br.

Por Ingrid Fagundez/ bolsista de Jornalismo na Agecom