CCE sedia colóquio de música, literatura e cinema
O Núcleo de Estudos Poético-musicais (Nepom) promove nesta quinta e sexta-feira, dias 27 e 28, o 1º Colóquio Música, Literatura e Cinema, no auditório Henrique Fontes do Centro de Comunicação e Expressão.
O evento faz parte da IV Semana de Letras e exibirá filmes seguidos de mesas-redondas. A entrada é franca e haverá distribuição de certificados.
PROGRAMAÇÃO
Quinta-feira, 27 de maio
8h45 – Abertura
9h – Exibição do documentário “Simonal: ninguém sabe o duro que dei” (2008). Filme de Cláudio Manoel, Calvito Leal e Micael Langer premiado como melhor documentário no Festival de Cinema de Paulínia (2008) e no Prêmio Contigo de Cinema Nacional (2009) e menção honrosa do Festival Internacional de Documentários É Tudo Verdade.
10h45 – Mesa-redonda: A (des) razão do arquivo. O que pode um documentário? O filme “Simonal: ninguém sabe o duro que dei”. Com Jair Tadeu da Fonseca, professor de literatura, Tereza Virgínia de Almeida, cantora, compositora e professora de literatura. Mediação: Susan A. de Oliveira (Nepom/UFSC).
14h – Apresentação do filme “Exibición” (1969), dirigido por Hugo Santiago. Jorge Luis Borges assina o argumento com Adolfo Bioy Casares e o roteiro com o diretor Santiago. Nesse filme se inclui a “Milonga de Manuel Flores”, de autoria de Borges.
15h30 – Mesa-redonda: Borgianas: as assinaturas de Borges em milongas e roteiros de cinema. O filme “Invasión” (1969). Com Claudio Cruz, escritor e professor de literatura, e José Geraldo Couto, jornalista, tradutor e crítico de cinema. Mediação: Sandro Rosa (Nepom/UFSC)
Sexta-feira, 28 de maio
14h – Exibição do longa “Palavra encantada” (2009), dirigido por Helena Solberg. Marcio Debellian assina o argumento, o roteiro e a co-produção. O filme teve o prêmio de melhor direção de longa-documentário no Festival do Rio de 2008.
15h30 – Comentários por Márcio Debellian. Mediação: Pedro de Souza (Nepom – UFSC).
17h30 – Exibição do curta “Se eu morresse amanhã” (2009), de Ricardo Weschenfelder. Filme selecionado para a mostra competitiva do FAM 2009. Acompanhado da apresentação de vídeo com cenas das peças teatrais dirigidas por Jefferson Bittencourt.
18h30 – Mesa-redonda: Narrar sem palavras: a música como componente da escrita cinematográfica e teatral. Com Ricardo Weschenfelder e Jefferson Bittencourt. Mediação: Pedro de Souza (Nepom/UFSC)
Por Felipe Costa / Bolsista na Agecom