Cartazes em exposição no hall do CFH estimulam reflexão contra a intolerância

19/05/2010 11:44

Os estudantes que chegam ao Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) encontram um cenário diferente ao entrarem no hall das salas de aula: uma intervenção artística em forma de espiral colorida, dando sustentação a diversos cartazes. Trata-se da exposição dos cartazes do II Concurso sobre Lesbofobia, Transfobia e Homofobia nas Escolas, promovido pelo NIGS – Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades, que teve na sua abertura uma apresentação da professora Miriam Pillar Grossi, coordenadora do Núcleo, e que contou também com a presença da coordenadora de Extensão da UDESC, professora Jimena Furlani. A exposição e o concurso estão inseridos nas atividades que marcaram o Dia de Combate à Homofobia, Lesbofobia e Transfobia, 17 de maio, marco mundial e data instituída por lei no município de Florianópolis.

A exposição segue no hall até o fim da semana, quando acontece a Cerimônia de Premiação dos Cartazes, na sexta-feira, às 15h, no Auditório do CFH. O concurso surgiu com o objetivo de possibilitar que professores trabalhassem juntos com seus estudantes as temáticas relativas às violências nas escolas contra lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros (LGBTTT). O evento ultrapassou as metas iniciais e contou com a participação de 165 estudantes, oito professores de cinco municípios diferentes que elaboraram os 46 cartazes expostos no hall do CFH.

Os organizadores argumentam que, além do número de cartazes ter sido uma grande conquista, o mais importante é saber que esse concurso possibilitou que crianças e adolescentes refletissem sobre a questão, contribuindo para que, no futuro, violências motivadas por intolerância à diversidade tenham fim.

O I Concurso de Cartazes aconteceu em maio de 2009 e 97 alunos de quatro escolas de Florianópolis participaram. O evento faz parte do projeto de extensão Papo Sério, apoiado pela Pró-reitoria de Pesquisa e Extensão da UFSC, que prevê a realização de oficinas sobre gênero e sexualidade com alunos da rede pública da Grande Florianópolis.

Informações pelo e-mail nigsnuc@cfh.ufsc.br ou telefone (48) 3721-9890 (Ramal 25) no horário comercial.

Fonte:Rayani Mariano

Bolsista do Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades