Vídeo que aborda a restauração das fortalezas da Ilha é lançado

01/04/2010 17:55

O documentário “As fortificações na Ilha de Santa Catarina” será lançado nesta quinta-feira, 1º de abril, às 16h45, no Auditório da Reitoria da UFSC. O lançamento faz parte do VI Seminário Regional de Cidades Fortificadas e do Primeiro Encontro Técnico de Gestores de Fortificações, eventos que integram a comemoração dos 50 anos da Universidade Federal de Santa Catarina, e dos 271 anos da construção das fortalezas da Ilhas de Santa Catarina, hoje mantidas pela instituição.

O vídeo foi encomendado pelo “Projeto Fortalezas da Ilha de Santa Catarina” para comemorar o aniversário do projeto que, em 1989, tornou a UFSC, em conjunto com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e com Marinha, a responsável pela restauração e revitalização das fortificações portuguesas.

Com 22 minutos de duração, o documentário conta a história do trabalho de restauração das quatro fortalezas tuteladas pela UFSC – Santa Cruz de Anhatomirim, São José da Ponta Grossa e Santo Antônio de Ratones, no norte, e Nossa Senhora da Conceição, no sul. Além disso, também cita fatos históricos importantes que aconteceram nessas construções.

A elaboração de “As fortificações na Ilha de Santa Catarina” começou em outubro do ano passado, com o trabalho de pesquisa. “O documentário tem uma base teórica bem forte. Há um grande trabalho de coleta de dados por trás de tudo. Nós não podíamos falar das fortificações sem saber contar como eles foram construídas, o que aconteceu dentro delas ou como correu o processo de revitalização” explica a produtora do documentário, Tatiana Kviatkoski.

A universidade começou a se envolver com a revitalização das construções em 1979, quando deu início ao reparo de Santa Cruz de Anhatomirim, aberta para visitação cinco anos depois. Em 1989, com a criação do Projeto Fortalezas, a instituição assinou um convênio com o Banco do Brasil, que doou 1 milhão de dólares para o reparo das quatro fortalezas.

Tatiana explica que o objetivo da UFSC é restaurar as fortalezas para depois devolvê-las à comunidade, como patrimônio de Santa Catarina. Ela quer transformá-las em espaços culturais que atraiam visitantes e gerem renda para os moradores locais.

Uma cópia do vídeo será distribuído aos participantes do I Seminário Regional de Cidades Fortificadas e do Primeiro Encontro Técnico de Gestores de Fortificações.

Mais informações:

Projeto Fortalezas da Ilha

Site: www.fortalezas.ufsc.br/6seminario/.

E-mail: projeto@fortalezasmultimidia.com.br

Tel.: (48) 3721-5118

Por Ingrid Fagundez/ bolsista de Jornalismo Agecom