Universidade fortalece relacionamento com a Fundacentro
O reitor Alvaro Prata recebeu em seu gabinete, nesta quinta-feira, membros da Fundacentro de Santa Catarina para analisar uma proposta de acordo entre a Universidade Federal de Santa Catarina e a entidade do Ministério do Trabalho. As ideias foram apresentadas ao reitor e ao diretor do Departamento de Desenvolvimento de Atenção Social e à Saúde, ligado à Pró-Reitoria de Desenvolvimento Humano e Social (PRDHS), Marcelo Webster. A Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho foi representada por seu superintendente, Orlando Mantovani, e pelo pesquisador Artur Moreira.
Os membros da fundação, reconhecida como o maior núcleo de pesquisa em segurança e saúde no trabalho da América Latina, apresentaram o interesse de fortalecer as relações com a universidade. Atualmente há apenas parcerias informais entre professores da UFSC que ministram cursos e palestras da entidade. A intenção é formalizar estas ações, ampliar o leque de atividades envolvendo as duas instituições e estabelecer uma parceria de intercâmbio cultural.
O principal tema discutido foi a troca de informações técnicas, possível com a disponibilização das bibliotecas da universidade e da Fundacentro/SC, que possui cerca de cinco mil itens relacionados à segurança e saúde no trabalho. Para a fundação, é importante que ocorra a divulgação aos professores e alunos da universidade sobre a possibilidade de uso do grande acervo de livros, revistas, CDs e DVDs. “A ideia é aproveitar a qualidade do material disponível, visando ampliar o conhecimento, que é o que a universidade faz”, explicou Artur Moreira.
Considerando a ampliação de oportunidades que poderá ser proporcionada com o novo material, o reitor mostrou interesse pela proposta. “Fico feliz em estreitar laços e construir novos relacionamentos. Agora podemos decidir a melhor maneira de direcionar as propostas”, disse Alvaro Prata.
Por Natália Izidoro / Bolsista de Jornalismo na Agecom