UFSC faz mutirão nesta quarta-feira para vacinar contra a gripe H1N1

13/04/2010 11:18

Será nesta quarta-feira, dia 14, o mutirão de vacinação da comunidade universitária contra a gripe H1N1, a ser realizado no Centro de Convivência da UFSC das 9h às 19h, sem interrupção. Quatro equipes permanecerão no local para imunizar pessoas na faixa etária dos 20 aos 29 anos, que segundo o Ministério da Saúde é a mais vulnerável à doença. Os portadores de males crônicos passarão por uma triagem e serão conduzidos ao posto de vacinação que já vem funcionando no ambulatório do Hospital Universitário.

De acordo com o professor Alcides Milton da Silva, do Departamento de Saúde Pública da UFSC, cartazes estão sendo colocados no Centro de Convivência e nas três rótulas de acesso à universidade, alertando as pessoas sobre o mutirão de amanhã. A vacinação na faixa dos 20 aos 29 anos prossegue normalmente até o dia 23 de abril no HU, atendendo estudantes, professores, funcionários, bolsistas, estagiários e contratados na faixa etária sugerida. Para receber a vacinação, os interessados precisam apresentar carteira de identidade com fotografia.

A Universidade Federal de Santa Catarina se engajou na campanha de imunização contra a gripe H1N1 porque uma segunda onda da doença pode surgir nos meses frios que se aproximam. Um grupo de trabalho foi criado para desenvolver uma estratégia que permita atender a todos os integrantes da comunidade universitária. O grupo, coordenado pelo professor Alcides da Silva, tem integrantes dos departamentos de Análises Clínicas e Enfermagem, da Comissão de Controle de Infecção do Hospital Universitário.

Mais tarde, o mesmo mutirão deverá ser realizado para a faixa dos 30 aos 39 anos, a segunda com maior índice de mortalidade. Mais informações podem ser obtidas com o coordenador do grupo de trabalho, Alcides Milton da Silva, pelo fones (48) 3721-9388 e 9981-8360. Dados sobre a gripe H1N1 estão disponíveis nos sites www.saude.gov.br e www.saude.sc.gov.br.

Por Paulo Clóvis Schmitz / Jornalista na Agecom