Projeto 12:30 recebe banda Veja Luz

O grupo: música e mensagens de vida
O grupo tem influência da música brasileira, soul e jazz e vem se destacando no cenário musical brasileiro por sua ousadia. Procura em seus shows passear por várias vertentes musicais, tentando agradar desde o público comum aos mais exigentes críticos e apreciadores de boa música. O objetivo é um trabalho que vai além de música como entretenimento, procurando difundir mensagens de filosofia de vida.
Os músicos têm uma larga experiência no universo reggae: estiveram durante quase 10 anos à frente da banda Varal Roots, com exceção do novo baterista (Marcelo Caveman), que acompanhou por cinco anos a banda Killaman&Roots controllers.
A banda é formada por Fino (voz), Marcus Rosa (baixo e voz), Cebola (teclados), Nando Rangel (guitarra), Marcelo Caveman (bateria) e Edison Ricardo (teclado).
Saiba Mais:
Em dezembro de 2006 a banda recebeu das mãos de Sérgio Vaz (poeta e escritor) o prêmio Cooperifa (Cooperativa Cultural da Periferia) pelos trabalhos desenvolvidos junto às comunidades ao longo daquele ano.
O primeiro CD da banda, intitulado ´É tudo nosso` foi apresentado por Thaíde no programa Yo Mtv Rap como a dica do mês. A mesma indicação o disco recebeu pela revista Rap Brasil, já que o álbum conta com as participações de Mc Gaspar e Dj Tano (Z’áfrica Brasil).
A faixa dois do CD (Justiça) foi usada como trilha do documentário ´Os Donos da Minha Cabeça`, filme sobre a ocupação do MTST no edifício Prestes Maia em São Paulo. Na sequência desse trabalho foi lançado o curta metragem ´Panorama Arte na Periferia`, que conta com a participação da banda Veja Luz e muitos outros artistas.
No ano de 2007 a banda gravou uma participação especial no álbum duplo de Rockin Squat, líder do grupo francês Assassin. O álbum contou ainda com as participações de Olodum, Zeca Baleiro, Z’áfrica Brasil, Dj Marlboro, Escola de Samba Vai Vai, Veiga & Salazar entre outros.
Em 2008 o acontecimento marcante foi a produção do vídeo clipe In a Babylon Music, faixa 1 do disco. Com roteiro baseado na história de vida do Sr. Zagati (ex-catador de papel que virou cineasta), tem um forte apelo com o resgate da auto-estima e superação de cada um.
O vídeo foi produzido pelo Instituto Criar de Cinema e TV, com a colaboração nas filmagens da produtora NCA. Foi ainda dirigido por Olindo Estevam, diretor renomado na área de cinema e TV que já dirigiu artistas como Marisa Monte, Chico Cezar, N de Naldinho entre outros. A faixa In a Babylon Music está entre as 18 da coletânea Circuito Reggae vol. 13, lançada no ano passado.
A banda Veja Luz acaba de fazer uma demo ao vivo para a circulação das novas músicas, mas já prepara repertório para o novo álbum que será lançado ainda esse ano. Além do disco estão em processo de produção materiais promocionais como camisetas, adesivos, bonés e site oficial da banda.
Os integrantes da banda somam também em trabalhos paralelos e antigos trabalhos:
Fino (vocal) – acompanhou o vocalista Kandiman dos The Wailers ( tour 2006 ), Solano Jacob ( ex leões de Israel ), David Hubbard, Dada Yute (ex leões de Israel), Qg imperial, Príncipe Messias, Carol Jahffe, Jah I Ras entre outros…
Marcus Rosa (baixo) – trabalhou com Killaman & roots controllers, Z’áfrica Brasil, Príncipe Messias, Solano Jacob, David Hubbard, Dada Yute, Mr Kuki, Carol Jahffe e Dina Dee.
Cebola (teclados) – trabalhou com David Hubbard, Jahcareggae, Z’áfrica Brasil, Killaman & roots controllers, Príncipe Messias, Solano Jacob, Mr. Kuki, Dada Yute, Carol Jahffe.
Nando Rangel (guitarra) – trabalhou com Z’áfrica Brasil, Detentos do Rap, Revolução P, Solano Jacob, Dada Yute, Príncipe Messias, David Hubbard e Carol Jahffe.
Marcelo Caveman (bateria) – integrou durante 5 anos aproximadamente a banda Killaman & roots controllers além de desenvolver trabalhos com: Dagô Miranda, Gérson da conceição (manu bantu), Príncipe Messias, Brother Culture( NY), Dj Yellow P entre outros.
Projeto 12:30
O Projeto 12:30 é realizado pelo Departamento Artístico Cultural (DAC), vinculado à Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte) da UFSC e apresenta semanalmente atrações de cunho cultural, grupos de música, dança e teatro, nas versões ao ar livre na Concha Acústica e na versão acústico, quinzenalmente, no Teatro da UFSC.
Criado em 1986, foi a partir de 1993 que os shows passaram a ser realizados semanalmente na praça central do campus, a Praça da Cidadania. A cada ano, em cerca de 60 shows, mais de 300 artistas se apresentam para um público estimado em 20 mil pessoas. Em 1999, o Projeto gravou um CD com composições próprias de 12 grupos locais e neste ano teve aprovado seu projeto para captação de recursos e gravação de um novo CD. O trabalho deverá privilegiar o formato acústico.
Inscrições Abertas
Artistas interessados em se apresentar no projeto dentro do campus da UFSC devem entrar em contato com o DAC através dos telefones (48) 3721-9348 ou 3721-9447 ou ainda pelo e-mail projeto1230@dac.ufsc.br. Mais informações: www.dac.ufsc.br
Serviço:
O QUÊ: Show com Veja Luz
QUANDO: Dia 5 de maio, quarta-feira , às 12h30min.
ONDE: Projeto 12:30 na Concha Acústica da UFSC, em Florianópolis.
QUANTO: Gratuito e aberto à comunidade.
CONTATO Projeto: projeto1230@dac.ufsc.br e (48) 3721-9348 ou 3721-9447. Visite www.dac.ufsc.br.
CONTATO com a banda: www.myspace.com/vejaluz
Fonte: Stephanie Pereira – Acadêmica de Jornalismo, Assessoria de Imprensa do Projeto 12:30: DAC: SeCArte: UFSC, com material institucional e dos músicos.