Professora Maria Lúcia de Barros Camargo ministra aula inaugural da Pós-Graduação em Enfermagem
O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PEN/UFSC) realizou nesta terça-feira, dia 6, a aula inaugural do Curso, no Auditório do Centro de Ciências da Saúde (CCS).
Com o tema “A Pós-Graduação no Brasil e na UFSC – tendências e perspectivas”, a palestrante foi a professora Maria Lúcia de Barros Camargo, do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras e Pró-Reitora de Pós-Graduação.
Maria Lúcia relatou que o mestrado em Engenharia Mecânica, criado em 1969, foi a primeira pós-graduação da UFSC e que, em 2000, havia 40 programas. De acordo com o Relatório de Gestão 2009, o crescimento foi de 42,5%, contabilizando 57 programas. Ao total, são 98 cursos de mestrado e doutorado, sendo que o Centro de Ensino com maior concentração é o Centro Tecnológico (CTC), com 25.
Estavam presentes a diretora do CCS, Kenya Schmidt Reibnitz, a chefe de Departamento de Enfermagem, Evanguelia Kotzias Atherino dos Santos, professores e alunos do curso.
O PEN-UFSC foi criado em 1976, com a implantação do curso de mestrado, e somente em 1992 foi instalado o doutorado em enfermagem. O Programa, que conta hoje com 135 alunos, capacita os profissionais da saúde para a produção de conhecimentos e para assumir papel de liderança no campo educacional, assistencial e político da área.
Mais informações pelo telefone (48) 3721-9787, pelo e-mail pen@ccs.ufsc.br ou pelo site www.pen.ufsc.br.
Por Gabriella Bridi/bolsista de jornalismo da Agecom