Professora da Universidade de Bourgogne é segunda convidada do ciclo Pensamento do Século XXI

16/04/2010 08:54

O segundo encontro do ciclo Pensamento do Século XXI, que acontece nesta sexta-feira, dia 16 de abril, às 10h, no auditório da Reitoria da UFSC, receberá a professora da Universidade de Bourgogne Liliane Meffre. Sua palestra ´Carl Einstein (1885-1940), na vanguarda das vanguardas` fará uma homenagem ao crítico e escritor alemão. Sua fala será em francês, com tradução simultânea.

Liliane Meffre é doutora em Estudos Germânicos e em História da Arte-Estética, e dedicou grande parte de seus trabalhos a Carl Einstein. Traduziu várias de suas obras, como Negerplastik, e escreveu o livro Carl Einstein (1885-1940. Itinéraires d’une pensée moderne). A professora já ministrou palestras na França, Bélgica, Alemanha e Itália, entre outros países.

A pesquisadora francesa, que visita o Brasil pela primeira vez, participou durante a semana de seminários sobre Einstein. Quase desconhecido no Brasil, Einstein (1885-1940) criticou a arte e o conceito de objeto. Em 1915 se notabilizou por um estudo sobre a escultura negra Negerplastik e deu início aos estudos sobre arte africana. Seu trabalho é considerado pioneiro ao apresentar artefatos provenientes da África como obras de arte.

Em 1921, Carl Einstein adaptou a teoria tátil-quadridimensional, que vinha desenvolvendo a partir dos estudos combinados de vanguarda e arte africana, para o verbete sobre arte absoluta e política absoluta. O material, redigido para a Grande Enciclopédia Soviética, nunca foi publicado, mas reuniu ideias básicas sobre a criação do espaço como “estrutura imaginativa”, na linguagem da arte cubista. Para Einstein, a arte revolucionária é aquela que busca a destruição do objeto, sinônimo de tradição, mito, memória e propriedade.

Desiludido com os rumos adotados pelo estalinismo, Carl Einstein lutou na Coluna Durruti, na Guerra Civil Espanhola, entre 1936-37. Seu idealismo artístico o levou ao suicídio em 1940, num campo de concentração. “A liberdade indispensável em relação a si próprio e à sociedade é o que torna Einstein ainda necessário hoje em dia”, avalia o professor da UFSC Raul Antelo, um dos organizadores do ciclo Pensamento do Século XXI.

A iniciativa faz parte da agenda de comemorações dos 50 anos da UFSC e trará até dezembro para Florianópolis uma série de autores renomados. A promoção é da Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte) e da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFSC.

Mais informações:

– Maria de Lourdes Alves Borges / Secretária de Cultura e Arte da UFSC / secarte@reitoria.ufsc.br / Fone: 3721-8304

– Maria Lúcia de Barros Camargo / Pró-Reitora de Pós-Graduação da UFSC / Fone: 3721-8314

– Raul Antelo, professor titular do Departamento de Língua e Literatura Vernáculas da UFSC / antelo@iaccess.com.br

Leia Mais:

Artigo: Quem é Carl Einstein?