Professor defende o entusiasmo como arma para o sucesso na atividade docente

30/04/2010 17:02

“Toda manhã, na África, uma gazela acorda sabendo que terá que correr mais rápido que o leão para não morrer. Toda manhã, na África, um leão acorda sabendo que deverá correr mais rápido que a gazela ou morrerá de fome. Quando o sol surge no horizonte, não importa se você é leão ou gazela, é melhor você começar a correr.”

Com este provérbio – lembrando que não devemos ficar parados – começou, nesta sexta-feira (30), no auditório do Centro Sócio-Econômico (CSE), a palestra “Management of Higher Education: moving forward, moving backward, moving at all”, de J. Patrick Murphy, professor de serviço público e diretor da Escola de Serviço Público da DePaul University, de Chicago, e também professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).

Representando o reitor Alvaro Toubes Prata, o professor Luiz Alberton, secretário de Planejamento e Finanças da UFSC, recepcionou e agradeceu a presença de Patrick Murphy e do seu anfitrião na PUC-PR, Victor Meyer Júnior.

Murphy falou sobre a situação e o futuro das universidades americanas e sobre a sua população, citando o grande desafio que os Estados Unidos enfrentam em vista da transição econômica e cultural do país. Sempre comparando o passado com a atualidade, o expoente em gestão universitária explicou esta transição com exemplos bem sucedidos como os do golfista Tiger Woods e do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

Além disso, Murphy lembrou da importância de ter o ensino de qualidade como fator prioritário na gestão universitária. “As universidades devem primar por excelência e cortar os professores ruins. Os professores devem ter entusiasmo, pois esses são os melhores professores”. Ele criticou a falta de interação e apoio mútuo entre acadêmicos. “Andar por uma universidade é como andar por um cemitério. Você ganha muito pouca ajuda dos ocupantes”.

O convidado americano ainda falou da importância da educação na erradicação da pobreza e da inserção de tecnologia no ensino, com atenção especial às mídias e redes sociais como o Twitter e o Facebook.

A palestra é parte integrante das missões de estudo do projeto “Mapa estratégico da educação superior fundamentado em um sistema de gestão integrado: uma proposta metodológica para a operacionalização do PDI-MEES”, financiado pelo Programa Pró-Administração/Capes.

Por Felipe Costa / Bolsista na Agecom