Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão promove reunião para esclarecimentos sobre Projeto Rondon
Conhecer melhor a realidade brasileira, proporcionar o trabalho coletivo e a aplicação dos conhecimentos acadêmicos para o bem-estar de comunidades carentes são alguns dos benefícios do Projeto Rondon. Com o objetivo de motivar a comunidade acadêmica para maior participação nesta iniciativa, a UFSC realiza nesta sexta-feira, 9 abril, uma reunião com professores interessados na programação desse ano. O encontro será realizado a partir de 8h30, no Laboratório Central de Microscopia Eletrônica (atrás do RU, próximo ao prédio da CPL).
As Instituições de Ensino Superior têm até o dia 23 de abril para enviarem propostas de trabalho para as operações do Projeto Rondon que serão realizadas no mês de julho. As ações de cidadania, bem-estar, desenvolvimento local e sustentável serão desenvolvidas por universitários e professores, de forma voluntária, em municípios carentes do Brasil.
O encontro organizado pelo Departamento de Projetos de Extensão da UFSC, direcionado somente a professores, vai esclarecer as possibilidades de participação, os novos prazos e novidades deste ano, como o aumento do número de rondonistas por equipe (agora são grupos de oito alunos e dois professores). As atividades estão programadas para começar no próximo dia 9 de julho e prosseguem até 1° de agosto.
Este ano serão três operações. A denominada Catirina será realizada em 22 municípios do centro-norte do estado do Maranhão. A Operação Rei do Baião será desenvolvida no extremo oeste do estado de Pernambuco, também em 22 municípios da região, e a operação Mamoré ocorre em 16 municípios do estado de Rondônia, ao longo da BR-364. O Exército Brasileiro e a Força Aérea Brasileira prestarão o apoio logístico às equipes.
A professora Mônica Santos, do Departamento de Projetos de Extensão, destaca a importância de que os docentes participem de iniciativas do gênero. Para institucionalizar as ações, na UFSC está sendo organizado um Núcleo de Apoio ao Projeto Rondon. As atividades devem ser registradas no Sistema Acadêmico de Extensão e serão contabilizadas para a progressão funcional dos professores. Docentes podem participar diversas vezes do projeto. Alunos de graduação apenas uma.
O resultado da seleção das universidades será divulgado na página do Departamento de Projetos de Extensão e também no site do Ministério da Defesa , no dia 7 de maio.
Experiência de Vida
O Projeto Rondon é uma ação de integração social coordenado pelo Ministério da Defesa e conta com a colaboração da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC). Envolve atividades voluntárias de universitários e busca aproximar esses estudantes da realidade do país, além de contribuir para o desenvolvimento de comunidades carentes.
As atividades realizadas pelos rondonistas, como são chamados os professores e estudantes universitários que participam do Projeto, concentram-se nas áreas de comunicação; cultura; direitos humanos e justiça; educação; meio ambiente; saúde; tecnologia e produção e trabalho. Cerca de dois mil universitários participam anualmente do Projeto, que acontece todos os meses de julho e janeiro ou fevereiro e tem duração de 15 dias.
Na UFSC diversas equipes já colaboraram. “O Projeto Rondon é uma excelente oportunidade para colocar em prática conhecimentos adquiridos na universidade, assim como uma experiência de vida sem igual onde aprendemos com a sabedoria popular e contribuímos diretamente com atividades de extensão junto aos governos municipais, na elaboração e execução de projetos para o desenvolvimento das comunidades locais carentes”, avalia o professor Alcidez Milton da Silva, do Departamento de Saúde Pública do Centro de Ciências da Saúde.
“A participação permitiu conhecer melhor a realidade brasileira de uma região remota, a Calha Norte, no Estado do Pará. Colaboramos com a capacitação de jornalistas de Monte Alegre e também com o registro de um patrimônio imaterial no Igarapé do Airí, a secular devoção de São João, efetuada por uma comunidade quilombola.”, lembra o professor do Curso de Jornalismo, Sérgio Mattos, integrante do Projeto Rondon em 2009.
“São ações que permitem aos universitários sentir o Brasil na sua diversidade e possibilitam a professores e alunos traçarem, em conjunto com a comunidade e com os gestores do município, um plano participativo de intervenção a partir do conhecimento das necessidades locais”, reforça a professora do Curso de Serviço Social Eliete Vaz.
Ampliação da visão sobre o Brasil, aprendizado no trabalho coletivo e ampliação de conhecimentos para projetos de pesquisas e extensão são também aspectos destacados pelo professor Maurício Sens, do Curso de Engenharia Sanitária e Ambiental. “O Brasil do interior e o do litoral são muito diferentes, precisamos pensar diferente”, destaca, lembrando metas originais do Projeto Rondon: levar a juventude universitária a conhecer a realidade deste país continental.
Mais informações na UFSC:
Profa. Mônica Santos, monicasantos@reitoria.ufsc.br, tel 3721-5344