Portal disponibiliza materiais de sociologia e filosofia para o ensino médio

19/04/2010 10:12

Conteúdos de filosofia e sociologia acessíveis para todos. Esse é o objetivo do projeto Práxis, um portal com biblioteca e uma rede social. O site está no ar desde outubro do ano passado e já foram adicionados cerca de mil arquivos entre artigos, livros, fotos e vídeos. A meta é contribuir para a qualidade do ensino médio nas áreas de filosofia e sociologia, oportunizando também maior integração entre professores e alunos.

A biblioteca é atualizada diariamente por um estudante do curso de Sociologia e outro da Filosofia, que são bolsistas do Laboratório de Sociologia do Trabalho (Lastro) da UFSC. Além do acervo digital, há o físico, e o usuário pode localizar livros no Laboratório Interdisciplinar de Ensino de Filosofia e Sociologia (Lefis).

“Desconheço outros sites com nossa proposta, que adota softwares livres com biblioteca digital especializada em conteúdo de filosofia e sociologia e comunidades. O projeto práxis é um trabalho inédito no Brasil”, comemora Valcionir Correa, um dos integrantes do projeto. Segundo ele, a rede social do Práxis é oportunidade de comunicação entre professores e estudantes. As comunidades são voltadas para a discussão de conteúdos de ensino das duas disciplinas e para debate sobre o processo de ensino-aprendizagem.

Professores podem trocar experiências – como aulas bem-sucedidas –, além de compartilhar planos de ensino e de aula. Em seis meses de funcionamento o site possui nove grupos de discussão. A equipe estimula a divulgação do site através de cursos e oficinas de capacitação, que por enquanto foram oferecidos para professores de duas escolas de Florianópolis, a EEB Simão José Hess e a EEB Maria José Barbosa.

O portal Práxis foi desenvolvido pelos laboratórios Lefis, Lastro e Centro de Geração de Novos Empreendimentos em Software e Serviços (GeNESS). Participam da iniciativa professores e alunos de Ciências Sociais, de Filosofia e do ensino médio, além de bolsistas do Curso de Sistemas de Informação, que fazem parte do GeNESS. A parceria com o GeNESS surgiu porque sua equipe produz software livre e esse é o conceito do site: livre conhecimento, acesso para todos. O trabalho conta com recursos do Ministério da ciência e Tecnologia, por meio do projeto Modelo de Referência de Inclusão Digital na Formação em Filosofia e Sociologia no Ensino Médio.

Saiba Mais:

Filosofia e Sociologia no ensino médio

No período da Ditadura Militar, essas matérias foram extintas dos currículos das escolas, por serem consideradas uma ameaça ao regime. Em 2008, o presidente da República em exercício, José Alencar, sancionou lei que torna obrigatório o ensino de sociologia e filosofia para os estudantes do ensino médio. Em Santa Catarina, estas disciplinas estão presentes na grade curricular desde 1998, por meio da Lei Complementar do Sistema Estadual de Educação.

Mais informações pelo telefone (48) 3721-7552 ou pelos e-mails praxis@geness.ufsc.br e lefis@sed.sc.gov.br

Por Fernanda Burigo / Bolsista de Jornalismo na Agecom

Leia outras matérias de pesquisa:

– Projeto desenvolvido por estudante da UFSC ajudará motorista a estacionar o carro

– Estudo traça perfil de jogadores brasileiros que foram para grandes times de outros países

– Tese propõe nova aplicação para espécie nativa da Floresta Amazônica

– Tese mostra que fazendas produtoras de madeira de reflorestamento podem colaborar com recomposição da fauna e flora