Markus Nahas recebe prêmio Pesquisador UFSC 50 Anos

Fotos: Maria Luiza Gil/Bolsista de Jornalismo da Agecom
Há dois dias de completar 33 anos de UFSC, lembrou do primeiro artigo científico, publicado em 1981, em que abordou a relação das fibras com o colesterol, desenvolvido em parceria com um pesquisador da área de fisiologia. Pioneiro no Centro de Desportos e também na abordagem, o trabalho foi seguido por diversos outros. Hoje o currículo lattes do professor registra 67 artigos em periódicos, 15 livros ou capítulos, formação de diversos estudantes de graduação e de pós-graduação, colaborando com a consolidação da produção científica da UFSC na área de educação física.
Segundo o professor, somente no início dos anos 80 este campo começou a se relacionar com a saúde, especialmente pelas evidências de que o comportamento em relação à alimentação e atividade física está diretamente ligado à ocorrência de uma série de doenças. Atualmente a Organização Mundial da Saúde emite dados e alertas constantes sobre essa associação.
“A pesquisa em educação física é interdisciplinar e nos orgulhamos de que nossos alunos sejam muito bem aceitos em áreas como a saúde pública”, lembrou o professor. Emocionado com a homenagem, dividiu com a platéia a satisfação de que egressos da Pós-Graduação em Educação Física da UFSC retornem para sua cidade natal e montem grupos semelhantes ao Núcleo de Estudos em Atividade Física e Saúde da UFSC. Implantado em 1991, o núcleo é pioneiro no país no tratamento da atividade física como fundamento de uma vida saudável.
O reitor da UFSC, professor Alvaro Toubes Prata, salientou a importância do homenageado em sua área e também sua colaboração, conduta e visão nas ações relacionadas à vida acadêmica e à universidade. Na pessoa do professor Markus Nahas, lembrou que a terceira edição do Prêmio Destaque Pesquisador UFSC 50 Anos é um reconhecimento a todos os membros do Centro de Desportos e à própria UFSC. “Precisamos ter referências”, destacou o reitor.
A pró-reitoria de pesquisa e extensão da UFSC, professora Débora Peres Menezes, ressaltou que a boa colocação da UFSC em rankings de pesquisa é um esforço coletivo dos membros da instituição. Considerou também como um sinal de maturidade reconhecer o trabalho de pessoas que direcionam sua vida à produção do conhecimento. “Sabemos o quanto isso é difícil”, frisou.
Com um convívio de 29 anos com o homenageado, o colega de departamento e de pesquisas, professor Adair da Silva Lopes, destacou a importância do trabalho de Nahas. “Tanto pela quantidade, quanto pela qualidade, o trabalho de Markus Nahas é reconhecido no Brasil e internacionalmente. Seus estudos são citados em todo o país”, ressaltou. “Sua história segue a evolução da pesquisa no Centro de Desportos”, salientou.
Saiba mais:
Natural de Florianópolis, Markus Nahas entrou na UFSC em 1977. Professor dos cursos de graduação e de pós-graduação em Educação Física da UFSC, é licenciado nesta área pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), fez seu mestrado na Vanderbilt University (EUA) e o doutorado na University of Southern California (EUA). Passou por dois estágios de pós-doutorado (em 1991 na Arizona State University e em 2000 na University of South Carolina), ambos no campo da promoção de estilos de vida ativos.
No Centro de Desportos da UFSC coordena o Núcleo de Pesquisa em Atividade Física e Saúde (NuPAF), grupo formado em 1991, pioneiro nesta área no Brasil. Sócio fundador e primeiro presidente da Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde, Markus Nahas é conhecido no Brasil por seus trabalhos, livros, artigos no campo da atividade física e saúde.
Entre suas publicações está a quarta edição da obra ´Atividade física, saúde e qualidade de vida – Conceitos e sugestões para um estilo de vida ativo`, livro-texto usado em diversas universidades brasileiras e adotado em unidades do Serviço Social da Indústria de todo o país. Pesquisador 1C do CNPq, tem 67 artigos publicados em periódicos, orientou cinco teses, 29 dissertações, 11 trabalhos de conclusão de curso. Ministrou palestras em 20 estados brasileiros e em oito países.
Entre seus mais relevantes trabalhos estão o projeto Lazer Ativo, (direcionado à promoção da atividade física entre trabalhadores da indústria) e Saúde na Boa (envolvendo estudantes do ensino médio noturno de Florianópolis e do Recife). A intervenção realizada a partir do Saúde na Boa foi financiada por um consórcio formado pelo International Life Sciences Institute, a Organização Pan-americana de Saúde e os Centros para Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos.
O projeto possibilitou a realização de um diagnóstico preliminar em Santa Catarina, entre 2001 e 2002, e mostrou a vulnerabilidade maior dos estudantes do ensino noturno. As ações, em 10 escolas de cada cidade, entre 2006 e 2007, levaram a modificações em ambientes e aspectos curriculares que pudessem colaborar para que os jovens adotassem estilos de vida mais saudáveis.
Contribuições:
– Orientação de 29 dissertações;
– Cinco teses;
– 11 trabalhos de conclusão de curso de graduação;
– 14 projetos de iniciação científica;
– 67 artigos em periódicos;
– 15 livros ou capítulos;
– Entre 1983 e 2009 participou de 53 bancas de mestrado: 34 na UFSC; uma na UFPE; uma na Unicamp; duas na UFF; sete na USP; três na UFRGS; cinco na UFPr e uma na UFG.
– Nesse período participou também de 44 bancas examinadoras de doutorado: 14 na USP; três na UFRGS; duas na UNICAMP; três na UFMG; uma na UFSCar; 15 na UFSC; três na UFPR; duas na UnB e uma na UFF.
– É revisor dos seguintes periódicos:
Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde;
Revista Brasileira de Ciência e Movimento;
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte;
Journal of Physical Activity and Health;
Revista Brasileira de Epidemiologia;
Cadernos de Saúde Pública;
– Organizou, desde 1997, seis edições do Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde.
Mais informações:
Sobre o prêmio Destaque Pesquisador UFSC 50 Anos junto à Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão:
Professor Jorge Mário Campagnolo – Diretor de Projetos de Pesquisa
Fone: (48) 3721-9437
E-mail: campagnolo@reitoria.ufsc.br
Professor Ricardo Rüther – Diretor do Núcleo de Apoio e Acompanhamento
Fone: (48) 3721-9846
E-mail: rüther@reitoria.ufsc.br
Por Arley Reis / Jornalista da Agecom
Leia também:
– Universidade colabora com avaliação do estilo de vida dos trabalhadores das indústrias brasileiras
– Wagner Figueiredo recebe prêmio Destaque Pesquisador UFSC 50 Anos
– Prêmio Destaque Pesquisador UFSC 50 Anos divulga importância da ciência básica
– UFSC homenageia segundo docente com prêmio Destaque Pesquisador
– Raul Antelo recebe prêmio Destaque Pesquisador UFSC 50 Anos
– Prêmio Destaque Pesquisador UFSC 50 Anos será entregue a Raul Antelo nesta sexta-feira