Marco Aurélio Nogueira ministra aula inaugural da Pós-Graduação em Serviço Social e lança livro
O professor de Política Marco Aurélio Nogueira, da Unesp/Araraquara, ministra aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), sobre o tema “Estado, política, democracia e eleições no Brasil atual”.
A aula inaugural será no dia 14 de abril, às 19h30, no auditório do Centro Sócio-Econômico (CSE). Na ocasião, às 18h30, o cientista político Marco Aurélio lança a segunda edição revista e ampliada do livro “O encontro de Joaquim Nabuco com a política. As desventuras do liberalismo”, à venda no local pela Livraria Livros & Livros. A publicação é considerada referência nos estudos sobre as ideias políticas no Brasil e sobre Joaquim Nabuco em particular. Foi uma das primeiras pesquisas acadêmicas dedicadas ao grande abolicionista.
Marco Aurélio Nogueira
Sociólogo, doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo, pós-doutorado na Universidade de Roma. Professor titular na Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Araraquara. Autor de diversos livros e artigos, publicou também “As possibilidades da política: idéias para a reforma democrática do Estado” (Paz e Terra, 1998), “Em defesa da política” (Senac São Paulo, 2001), e “Um Estado para a sociedade civil. Temas éticos e políticos da gestão democrática” (Ed. Cortez, São Paulo, 2004). É também um dos organizadores da edição brasileira dos Cadernos do cárcere, de Antonio Gramsci (Record, 1999-2001). Visite http://marcoanogueira.blogspot.com
E-mail: m.a.nogueira@globo.com
Sobre o livro:
Em 2010 comemora-se o centenário da morte do político, intelectual, abolicionista e diplomata Joaquim Nabuco (1849-1910).
Tem ele algo a nos dizer sobre as questões e os dilemas com que nos debatemos hoje, em nossa República consolidada? Pode contribuir para que compreendamos melhor o modo como temos praticado (ou não) a reforma social e buscado construir uma sociedade que inclua de fato todos os seus integrantes?
“O Encontro de Joaquim Nabuco com a política: as desventuras do liberalismo”, do cientista político Marco Aurélio Nogueira, reconstrói a trajetória e o pensamento deste que é considerado um dos grandes liberais brasileiros. Ao fazer isso, não somente recupera o valor em si de Nabuco, como também oferece amplo painel da política e do liberalismo brasileiro no período entre a crise da Monarquia e as primeiras décadas da República.
O livro explora a ideia de que a agenda política de Nabuco – a reforma social, a democracia política, a cidadania, o desenvolvimento da nação – permaneceu a demarcar a vida brasileira durante todo o século XX e chega viva ao início do século XXI. Ajuda-nos a compreender uma impressionante linha de continuidade histórica, que nos fez alcançar o século XXI com um país economicamente poderoso mas socialmente deplorável, no qual a concentração da riqueza ultrapassa qualquer patamar razoável e a repartição da renda chega a indignar.
Nabuco também nos auxilia a perceber que a política brasileira atual não poderá prescindir dos liberais, mas não avançará se os liberais não ganharem vigor e coerência doutrinária. Se permanecer o liberalismo espasmódico que tem prevalecido em nossa história – ora impetuoso e reformista, ora indiferente e antidemocrático –, a política como um todo sairá perdendo.
O encontro de Joaquim Nabuco com a política: as desventuras do liberalismo
Marco Aurélio Nogueira
Prefácios: Cristóvam Buarque e Raymundo Faoro
Editora Paz e Terra – 2ª edição | 2010 | R$ 48
Formato: 16 x 23 cm | Contém ilustrações | 334 páginas
ISBN: 9788577531110
O evento é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e pelo Núcleo de Estudos em Serviço Social e Organização Popular (Nessop).
Outras informações pelos telefones (48) 3721-9297 e 3721-9453 ou pelo e-mail mariac@cse.ufsc.br.
Margareth Rossi / jornalista da Agecom