Jornalista mostra peculiaridades da Rota do Enxaimel, em Pomerode

20/04/2010 13:29

A jornalista paulista Selma Tronco está de volta a Santa Catarina para distribuir a segunda edição do livro “Rota do enxaimel –Uma trilha de histórias em Pomerode”, que sai pela Odorizzi Editora e Gráfica. Ela esteve no Vale do Itajaí em 2006 e visitou áreas com construções típicas alemãs, constatando que não havia material de pesquisa e publicações sobre o tema. Dois anos depois, ao fazer o trabalho de conclusão do curso de Jornalismo no FIAMFAAM Centro Universitário, em São Paulo, decidiu conhecer essas casas por dentro, visitando moradores do bairro Testo Alto, onde a concentração de enxaiméis atrai muitos turistas de outros estados e países.

Em Pomerode, a jornalista teve o apoio de Roseana Lunghard, servidora da prefeitura, Adriano Schütz, funcionário da Epagri, e Reno Sievert, morador que a apresentou a parte dos proprietários das construções. As conversas foram com antigos moradores e com pessoas que se mudaram há pouco para a cidade. Chamam a atenção depoimentos que revelam uma relação afetiva forte com as moradias e histórias de vida que incluem a passagem de várias gerações por aquele lugar. “Muitas casas estão bem conservadas, mas algumas enfrentam problemas estruturais e vêm sendo lentamente restauradas pela prefeitura”, conta Selma Tronco.

A autora ouviu pessoas de diferentes idades, e constatou que as mais idosas ainda trabalham na agricultura, criando gado e produzindo açúcar e melado, ao passo que as novas gerações se empregaram em fábricas da região. Em depoimento, um casal falou da 2ª Guerra Mundial e das repercussões do conflito no Vale. Ainda hoje, as crianças aprendem antes o alemão, em casa, e só vão falar o português quando entram na escola.

O enxaimel, herança dos primeiros imigrantes alemães, é uma técnica construtiva que tem como suporte vigas de madeira entrelaçadas e vãos preenchidos com tijolos. O Testo Alto, também conhecido como Rota do Enxaimel, fica a seis quilômetros do centro e é um dos pontos mais visitados de Pomerode.

Entre as construções visitadas estão a Casa Comercial Weege, o Clube de Caça e Tiro Alto Rio do Testo, a Casa Wachholz, cemitérios e estabelecimentos comerciais da rota, que tem 16 quilômetros de extensão.

A primeira edição do livro, lançada pela Nova Letra, de Blumenau, teve 150 exemplares e se esgotou em poucas semanas, e a segunda sai agora com 500 exemplares, devendo ser distribuída pelas livrarias Catarinense e Alemã. Selma Tronco recebeu, em 2006 e 2007, prêmios no Congresso Nacional de Iniciação Científica (Conic), com os estudos “A obra de Eduardo Coutinho sob a ótica do jornalismo literário” e “O método da jornada do herói na revista Época”.

Por Paulo Clóvis Schmitz / Jornalista na Agecom