Exposição mostra reverência a Açores em nomes comuns

09/04/2010 12:17

Durante os anos de 2008 e 2009, o historiador, empresário de turismo e vice-presidente da Casa dos Açores Ilha de Santa Catarina Arante José Monteiro Filho recolheu imagens de prédios, objetos, praias, lugares, praças, lojas, restaurantes, cardápios que levavam a palavra açores no nome. “Imagens açorianas em Santa Catarina” é o título da inusitada exposição resultante desse trabalho de pesquisa fotográfica que ele promove de 13 a 30 de abril, das 8 às 18 horas, no Hall da Reitoria da UFSC, em parceria com o Núcleo de Estudos Açorianos da Secretaria de Cultura e Arte.

O trabalho idealizado por Arante recebeu a contribuição dos fotógrafos Danísio Silva e Maria Amênia Wendhausen. A idéia da exposição surgiu há cinco anos, quando Arante percebeu que a cultura açoriana era lembrada em formas curiosas de batismo. Em Barreiros, por exemplo, encontrou uma casa de massas e comida italiana cujo cardápio trazia pratos como nhoque açoriano, pastel açoriano, pizza açoriana. Em Itajaí encontrou ainda um prato nominado camarão açoriano.

Como não tinha tempo para fotografar tudo que via em suas andanças, chamou os fotógrafos amigos. O trabalho resultou em mais de 400 imagens, das quais 135 foram selecionadas para a mostra, que tem como objetivo mostrar a reverência à imigração açoriana e homenagear os descendentes. “Depois de 262 anos do início da colonização, as pessoas ainda demonstram o orgulho pelas origens culturais e pelo lugar onde vivem”, atesta Arantinho.

Mais informações: Raquel Wandelli (jornalista, SeCarte):(48) 9911-0524, 3721-8324, raquelwandelli@gmail.com ou www.secarte.ufsc.br