Exposição fotográfica em Itapema comemora os 260 anos da imigração açoriana em SC

14/04/2010 12:01

A Casa da Paz de Itapema, na Praça da Paz, recebe de 18 a 30 de abril a exposição fotográfica Açores, com trabalhos de Joi Cletison Alves. Composta de 17 imagens ampliadas tamanho 80X100cm, feitas em várias ilhas do arquipélago dos Açores, a exposição mostra arquitetura, festas populares, costumes tradicionais e também as belezas naturais do arquipélago. Na exposição podem ser vistas imagens das ilhas do Pico, São Jorge, Terceira, Graciosa, Faial, São Miguel e Corvo.

A exposição foi montada para comemorar os 260 anos da chegada dos imigrantes açorianos para povoar o sul do Brasil, especificamente o estado de Santa Catarina. “Desta vez estaremos mostrando um pouco do Arquipélago dos Açores para os muitos descendentes de açorianos que residem em SC”, diz Alves, atualmente diretor do Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC e que atua como fotógrafo a mais de 25 anos, com dezenas de exposições realizadas no Brasil e no exterior.

A proposta da exposição é percorrer as diversas cidades do litoral do nosso estado que foram povoadas por emigrantes açorianos e ainda mantêm vários costumes e tradições que herdaram dos seus antepassados.

Informações: (47) 3368-0040 e (48) 3721-8605 ou joi@nea.ufsc.br.

Fotografias para divulgação:

www.nea.ufsc.br/fotos_joi_cletison_acores.zip.

Serviço

Local: Casa Açoriana, Praça da Paz – Itapema/SC

Abertura: 18/4/2010, às 16 horas

Período: 18 a 30 de abril de 2010

Promoção: Prefeitura de Itapema e Universidade Federal de Santa Catarina

Apoio Cultural: Governo Autônomo dos Açores e FAPEU

Realização: Núcleo de Estudos Açorianos e Secretaria de Esportes, Cultura e Lazer

Texto de apresentação da exposição:

“A proposta desta exposição é viajarmos pelo Arquipélago dos Açores através da visão panorâmica e fotográfica de Joi Cletison. Usando o seu afinado e seleto olhar ele nos apresenta aspectos dos Açores e dos Açorianos, desde a paisagem, o cotidiano, a arquitetura, as tradições, a brincadeira com o touro, a religiosidade, o culto ao Divino Espírito Santo, em momentos cristalizados nestas fotografias.

O Arquipélago dos Açores é formado por nove ilhas de formação vulcânica (Santa Maria, São Miguel, Terceira, Faial, Pico, São Jorge, Flores, Graciosa e Corvo) e está localizado no atlântico norte a uma distância aproximada de 1.600 km do continente europeu.

Conhecendo um pouco das Ilhas Atlânticas, certamente que nos reconheceremos açorianos no nosso Litoral Catarinense e na nossa Ilha de Santa Catarina”.

Francisco do Vale Pereira

Historiador/NEA/UFSC