Espetáculo ´Cinco horas con Mario` homenageia escritor espanhol Miguel Delibes

26/04/2010 12:58

O Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras e o Núcleo Juan Carlos Onetti de Estudos Literários Latino-Americanos da UFSC, em parceria com o Instituto Cervantes, apresentam a obra ‘Cinco Horas con Mario’, do autor espanhol Miguel Delibes. A peça será encenada nesta sexta-feira, 30/4, às 18h, no Auditório Henrique Fontes, do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). A entrada é franca.

A peça é um monólogo baseado na obra do escritor espanhol e interpretado pela atriz espanhola Victoria Peña. O impacto da montagem e estreia na Espanha foi enorme por sua força dramática e pela originalidade cênica, pois trata-se de apenas um personagem que cativa os espectadores com um monólogo intenso, emocionante, divertido e, ao mesmo tempo, dramático.

O espetáculo traz um retrato meticuloso, às vezes cruel, às vezes jocoso, mas sempre terno, do espírito da Espanha do pós-guerra e do difícil momento de despertar à modernidade nos anos 60. O autor leva ao divã uma alma feminina, desvelada em um monólogo íntimo durante o velório de seu defunto marido e durante o qual a reprovação serve para evocar um passado idealizado, para expressar o medo às mudanças e à liberdade. É o drama de duas vidas em uma última noite reveladora, em que a vida luta por tornar-se novamente real.

Miguel Delibes, falecido em março passado, é um dos autores mais conhecidos e prolíferos na língua castelhana. Sua extensa obra situa-se especialmente em uma Castilha rural e em suas cidades provincianas. Sua produção serviu para a realização de roteiros de cinema e séries de televisão. Delibes recupera a beleza da linguagem clara e precisa. Ninguém tratou a alma do ser humano tão naturalmente e sem artifícios como ele.

Mais informações pelo telefone (48) 3721-9288, Ramal 203, às segundas e sextas-feiras, das 14h às 16h.

Fonte: Liliana Reales/Núcleo Onetti/ CCE