Especial Pesquisa: Projeto analisa plataformas automatizadas para produção de conteúdos jornalísticos

Fotos: Maria Luiza Gil/Bolsista de Jornalismo na Agecom
Os sistemas Slashdot e Kuro5hin foram escolhidos pois incorporam os internautas na produção das notícias, apesar de realizarem isso em diferentes graus. Para Kerber, redações com segregação total entre jornalistas e leitores adotam um modelo inadequado, principalmente para a internet. “Estas duas plataformas, através de critérios de organização e hierarquia, integram de forma mais adequada as contribuições de visitantes de seus sites, com algo que vai além de simplesmente abrir espaço para comentários”, avalia.
Segundo sua pesquisa, as plataformas apresentam mecanismos de controle da qualidade da informação, e neste processo os jornalistas são essenciais. “Numa era onde todos podem divulgar informações em blogs ou páginas pessoais, a profissão do jornalista não se torna irrelevante, pelo contrário, um profissional com capacidade de organizar informações e verificar sua veracidade, através de métodos consolidados, é ainda mais indispensável”, diz Kerber.
O projeto “A Apuração no jornalismo digital em bases de dados”, orientado pelo professor Elias Machado, do Departamento de Jornalismo da UFSC, é vinculado a outros estudos do Laboratório de Pesquisa Aplicada em Jornalismo Digital (LapJor), que analisa diversas plataformas de produção do jornalismo on-line. A partir dos trabalhos do LapJor, os sistemas são sistematizados, assim como suas características. O objetivo é eleger os programas que melhor exploram as potencialidades do meio digital para desenvolvimento de uma plataforma própria.
O trabalho de Diego Kerber foi um dos seis apresentados no 19º Seminário de Iniciação Científica da UFSC que receberam o prêmio Destaque da Iniciação Científica 2009.
Os sistemas estudados
O Slashdot é um site de artigos baseados em notícias veiculadas em outras páginas na internet. Em todos os materiais os leitores têm a opção de comentar. A plataforma foi criada em 1997, por Rob Malda (conhecido como CmdrTaco) e Jeff Bates. O Slashdot lembra um blog em alguns aspectos, mesmo tendo surgido antes da criação deste termo. Os usuários enviam sugestões de sumários das notícias, que podem ser aceitas ou não pelos editores. O slogan do site é ” News for nerds, stuff that matters” (Notícias para nerds, coisas que importam).
Já o Kuro5hin foi criado por Rusty Foster, em 1999. A maioria das notícias é escrita pelos próprios leitores e quase nunca são criadas a partir de matérias publicadas em outros sites. Assim como o Slashdot, em todas as matérias é possível comentar. As notícias escritas por usuários são primeiro votadas e dependendo do número de votos elas vão para a página principal, para uma seção, ou são descartadas. Seu slogan é “Technology and culture, from the trenches” (Tecnologia e cultura, a partir das trincheiras)
Mais informações: kerber.diego@gmail.com / lapjor@cce.ufsc.br
Por Fernanda Burigo / Bolsista de Jornalismo na Agecom
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