Universidade homenageia pesquisadores no ano de seu cinquentenário
Criada em 18 de dezembro de 1960, a Universidade Federal de Santa Catarina completa 50 anos como a oitava instituição do Brasil com o maior número de equipes envolvidas na produção do conhecimento científico e tecnológico nacional. São 422 grupos, 1.662 linhas de pesquisa, 2.862 pesquisadores, incluindo professores efetivos, pós-graduandos e estudantes de graduação. Para homenagear esse conjunto de cientistas no ano de seu cinquentenário, a universidade instituiu o prêmio Destaque Pesquisador UFSC 50 Anos.
De março a dezembro, 11 professores, coordenadores de importantes estudos em suas áreas, representantes dos 11 centros da instituição, serão reconhecidos. O primeiro destaque é para Raúl Hector Antelo, professor e pesquisador de literatura brasileira contemporânea do Centro de Comunicação e Expressão. Referência internacional no campo da crítica literária, ele recebe a premiação na próxima sexta-feira, 19 de março, às 10 horas, no auditório do Centro de Comunicação e Expressão.
O segundo premiado será Wagner Figueiredo, professor do Centro de Ciências Físicas e Matemáticas da UFSC, especializado no campo da física da matéria condensada, área que está na base do desenvolvimento da eletrônica, do telefone celular ao computador pessoal.
A organização é da Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão, com apoio da Agência de Comunicação e Centro de Cultura e Eventos da UFSC.
Mais informações sobre o prêmio Destaque Pesquisador UFSC 50 Anos junto à Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão:
Professor Jorge Mário Campagnolo –Diretor de Projetos de Pesquisa
Fone: 3721-9437
E-mail: campagnolo@reitoria.ufsc.br
Professor Ricardo Rüther –Diretor do Núcleo de Apoio e Acompanhamento
Fone: 3721-9846
E-mail: ruther@reitoria.ufsc.br