Seminário discute o papel do assistente social
Abrindo o segundo e último dia do Seminário Estadual de Serviço Social e Saúde, realizado no auditório do Centro Sócio-Econômico da UFSC, a professora Ana Maria Vasconcelos, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), falou nesta terça-feira, dia 30, sobre a prática profissional e as possibilidades contidas no campo do serviço social no país. A palestra da manhã desta terça foi destinada a profissionais e professores da área em todo o estado de Santa Catarina.
Anunciada como oficina, a “palestra dialogada” lotou o auditório, que tem capacidade para 150 pessoas, e discutiu os desafios e o papel do assistente social na sociedade. “Os municípios não têm projeto e os fundos são devolvidos para o Estado. A população não conhece a força que tem, pois deve cobrar o saneamento das suas necessidades. É necessária a democratização dos direitos, da lei e da constituição”, disse Ana Vasconcelos sobre os deveres do assistente social.
A palestrante é especialista na área de serviço social e saúde, com livros e artigos publicados sobre o assunto. O seminário, que contou com mais de 400 inscritos, termina nessa terça-feira à tarde com um debate sobre a atuação do assistente social na atenção básica e a interface com os demais níveis de complexidade.
Por Felipe Costa / Bolsista na Agecom