Prêmio Destaque Pesquisador UFSC 50 Anos será entregue a Raúl Antelo nesta sexta-feira

Raúl Héctor Antelo - arquivo pessoal
O prêmio é um reconhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina a docentes da instituição por suas contribuições para o avanço do conhecimento e formação de recursos humanos. A atividade faz parte da agenda de comemoração dos 50 anos da UFSC.
De março a dezembro, 11 professores, coordenadores de importantes estudos em suas áreas, representantes dos 11 centros da instituição, receberão a distinção.
O pesquisador Raúl Antelo:
Graduado em Letras Modernas pela Universidad de Buenos Aires (cidade em que nasceu) e em Língua Portuguesa, pelo Instituto Superior del Profesorado en Lenguas Vivas, veio cursar a pós-graduação no Brasil.
Na USP fez o mestrado e o doutorado em Literatura Brasileira. Na UFSC chegou em 82, recém-doutor, na Pós-Graduação em Literatura. É autor de dezenas de obras publicadas, organizadas ou editadas; centenas de capítulos de livros; inúmeros prefácios, posfácios, artigos, ensaios.
É professor visitante da University of Texas at Austin e da Duke University, nos Estados Unidos; da Universidad Simon Bolivar, na Venezuela; Universidad Autonoma de Barcelona, na Espanha; Leiden Universiteit, na Holanda.
É autor de Ausências (lançado em 2009); Crítica acéfala (em 2008); Tempos de Babel: anacronismo e destruição (2007); Maria con Marcel: Duchamp en los trópicos (2006); Potências da imagem (em 2004), Transgressão e modernidade (2001) ─ apenas para citar alguns de seus livros.
Titular das disciplinas de Literatura Brasileira Contemporânea e de Teoria Literária, na graduação, para a pós-graduação dá aulas de modernismo, literatura comparada e teoria crítica.
Saiba Mais:
Raúl Antelo:
– É professor titular do Departamento de Língua e Literatura Vernáculas, ligado ao Centro de Comunicação e Expressão da UFSC
– Pesquisador do Núcleo de Estudos Literários e Culturais
– Bolsista (Produtividade Científica 1-A) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
– É membro do corpo editorial de 14 periódicos científicos
– É colaborador da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro ( Faperj) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo ( Fapesp)
– Consultor da Capes e do CNPq
– Sua linha de pesquisa atual é ´Teoria da Modernidade` e o mais recente projeto ´Genealogia da repetição na estética do abandono`.
Mais informações:
Sobre o prêmio Destaque Pesquisador UFSC 50 Anos junto à Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão:
Professor Jorge Mário Campagnolo –Diretor de Projetos de Pesquisa
Fone: 3721-9437
E-mail: campagnolo@reitoria.ufsc.br
Professor Ricardo Rüther –Diretor do Núcleo de Apoio e Acompanhamento
Fone: 3721-9846
E-mail: rüther@reitoria.ufsc.br
Contato com o professor Raúl Antelo: antelo@iaccess.com.br
Por Arley Reis / Jornalista da Agecom