Núcleo de Estudos Poético-Musicais promove evento sobre Elis Regina
O Núcleo de Estudos Poético-Musicais (Nepom) da UFSC promove nesta sexta, dia 19, às 15h, no Auditório Henrique Fontes, prédio B, Centro de Comunicação e Expressão (CCE), um evento com a exibição de dois programas da TV Cultura sobre Elis Regina.
Após os vídeos, haverá debate sobre a obra e vida de uma das musas da música popular brasileira. O evento integra o projeto Cantadas Musicais, que pretende popularizar as reflexões sobre a música e a literatura. “Queremos compartilhar com o grande público as questões interessantes que os professores levantam em suas pesquisas”, explica a coordenadora do grupo e professora de Letras da UFSC, Susan de Oliveira.
Desde o seu surgimento, em 2001, como setor do Núcleo de Estudos Literários e Culturais, o Nepom já realizou uma série de eventos que busca, através de palestras, debates, documentários e entrevistas, estabelecer conexões entre grandes obras musicais e literárias. “Em 2002 realizamos a série Cantadas MPB, quando foram dados minicursos sobre a história desse ritmo”, destaca Susan.
Com esses encontros, o Núcleo atrai tanto alunos como pessoas interessadas em música. Atualmente, conta com seis pesquisadores, entre professores de Filosofia e Letras da UFSC, e se reúne quinzenalmente para compartilhar os resultados dos trabalhos individuais e decidir a programação.
Neste ano, a série Cantadas Musicais já contou com uma discussão sobre o compositor de MPB, Herivelto Martins. Na agenda do Nepom está previsto um Colóquio de Música, Literatura e Cinema que deverá ocorrer junto com a Semana de Letras (25 a 28 de maio), nos dias 27 e 28 do mesmo mês, no Auditório do CCE.
Mais informações com a professora Susan de Oliveira pelos telefones (48) 3721-6907 e 9972-9978, pelos e-mails susandeoliveira@yahoo.com.br e nepomufsc@gmail.com ou pelo site www.nepom.ufsc.br.
Por Ingrid Fagundez/bolsista de jornalismo na Agecom