Jornada de Gênero, Teatro e Cinema exibe ´As Malibrans` e promove debate

24/03/2010 13:27

Mallu Galli, em ´As Malibrans`. Foto de Silvio Pozzato

Mallu Galli, em ´As Malibrans`. Foto de Silvio Pozzato

Acontece nesta sexta, 26/03, a Jornada de Gênero, Teatro e Cinema, com a peça ´As Malibrans` e debate com Cláudia Mussi, graduada em Artes Cênicas pela Udesc e aluna do curso de Jornalismo da UFSC. A jornada ocorre na Fundação Cultural Badesc, às 19h e a entrada é franca.

´As Malibrans` analisa a construção da “Diva” a partir da legendária artista Maria Malibran. Com participação de Fernanda Montenegro, como “diva virtual”, a peça articula as cenas do sacrifício e mortes de Ifigênia, Desdêmona e Ofélia à analise do desejo dos diretores de matarem suas heroínas e o voyerismo masculino sobre o corpo feminino, em meio a citações de Verne, Kafka, Michel Poizat, Catherine Clement e da própria Malibran. Esta ópera breve , de 67 minutos, tem música, concepção, texto, vídeo e direção de Jocy de Oliveira, e foi uma co-produção Brasil/Alemanha, com estréia mundial em 27 de maio de 2000 no Staadts Theater Darmstadt, seguida de apresentações no Teatro Carlos Gomes/RJ, em 6 de dezembro do mesmo ano, no Hebbel Theater, Berlim, e no Teatro Avenida, Buenos Aires. O filme da ópera foi veiculado em toda a América Latina pelo canal Film and Arts, dirigido por Marcelo Dantas, com cenário de Dóris Rollemberg e iluminação de Renato Machado.

Palestra – Claudia Mussi é graduada em Artes Cênicas pela Udesc, com o trabalho final de conclusão de curso em teatro ´Ela tem que morrer: a permanência do mito e a subversão da encenação de morte de mulheres`. Traduziu e fez a direção musical da peça ´Vinegar Tom`, da inglesa Carryl Churchill, que estreou no Festival Isnard Azevendo em 2008. É também Integrante da banda de mulheres ´Vinegar Tom`.

Jornadas de Gênero, Teatro e Cinema – serão realizadas mensalmente e têm a finalidade de discutir questões de gênero por meio da análise de obras teatrais e cinematográficas. A cada sessão haverá um convidado que discutirá a obra apresentada, por meio da perspectiva dos estudos de gênero. Apesar do caráter acadêmico do evento, ligado a uma linha de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Udesc, sua realização em um espaço cultural no centro da cidade de Florianópolis, com acesso gratuito, visa a promover a experiência estética com obras de vanguarda pouco difundidas nos meios de comunicação habituais, a divulgação da pesquisa universitária na comunidade, e receber desta mesma comunidade suas impressões sobre temas que alimentam a pesquisa acadêmica e, muitas das vezes, lhe dão maior sentido e relevância.

Informações: Fundação Cultural Badesc, R. Visconde de Ouro Preto/216 – Florianópolis, 3224-8846