Instituto Baleia Franca divulga pesquisa sobre ilhas de Santa Catarina

29/03/2010 15:29

Fotos: Divulgação

Fotos: Divulgação

O litoral catarinense tem 562 quilômetros de extensão e abrange cerca de 130 ilhas de ponta a ponta. Diante desse número expressivo, integrantes do Instituto Baleia Franca (IBF) realizaram o projeto ´A situação ambiental, ocupacional e de uso das ilhas costeiras de Santa Catarina`. O resultado está exposto até amanhã, 30/03, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC. São dez banners que trazem aspectos da atividade humana, preservação, irregularidades e ecossistema das ilhas do Estado. A pesquisa recebeu financiamento do Conselho Federal Gestor do Fundo de Defesa de Direitos Difusos (CFDD).

O projeto teve início em 2007 e após dois anos a equipe de seis participantes, entre biólogos, oceanógrafos e o diretor do Instituto Baleia Franca, finalizou o levantamento que definiu as porcentagens e tipos de animais nativos das ilhas do Estado, as benfeitorias e os danos humanos causados nesses ambientes, os mais graves envolvendo coleta de mariscos em parques e reservas, construções ilegais, instalação de roças, perturbação de ninhais e corte de madeira.

Para a realização da pesquisa, os integrantes do Instituto tiveram contato com moradores e pescadores das regiões, durante 82 visitas às ilhas. O projeto também contribuiu para a atualização das informações de 52 ilhas do Estado e as visitas renderam um banco com mais de três mil fotos. “Fomos aos locais através do aluguel de um barco. O resultado foi um levantamento fitográfico e bibliográfico”, conta Alexandre Filippini, analista ambiental do Ibama e executor do projeto.

SERVIÇO

O QUÊ: Exposição do projeto “A situação ambiental, ocupacional e de uso das ilhas costeiras de Santa Catarina”

QUANDO: De 18 a 30 de março

ONDE: Centro de Cultura e Eventos da UFSC

QUANTO: Gratuito, aberto ao público

CONTATO: Alexandre Filippini, através dos telefones 3232-6578 ou 8809-9827

Por Cláudia Mebs Nunes/ Bolsista de Jornalismo na Agecom