Estudante da UFSC é premiado pelo desenvolvimento de sistema que pode facilitar manobras de estacionamento
Participar do desenvolvimento de um sistema para facilitar manobras na hora de estacionar rendeu ao estudante Daniel Martins Lima, do Departamento de Automação e Sistemas da UFSC, o prêmio Destaque da Iniciação Científica 2009. Ele foi um dos seis “jovens pesquisadores” homenageados com a premiação. Os estudantes tiveram seus trabalhos selecionados entre mais de 700 apresentados no 19° Seminário de Iniciação Científica da UFSC, realizado em outubro do ano passado. A cerimônia de entrega do prêmio foi presidida pelo reitor Alvaro Toubes Prata e aconteceu na manha desta segunda-feira, no auditório da Reitoria da UFSC.
“A UFSC acredita muito na iniciação científica, na pesquisa como alicerce do ensino”, lembrou o reitor da UFSC, professor Alvaro Toubes Prata. “Este é um prêmio voltado para o futuro”, destacou, ressaltando a importância das bolsas de iniciação científica na carreira dos estudantes.
O reitor também enfatizou a importância dos orientadores na iniciação científica (processo que introduz o estudante o mundo da pesquisa) e lembrou que raríssimos foram os grandes cientistas que avançaram sozinhos. “Aprendemos não porque outros nos ensinam, mas porque outros nos inspiram”, disse Alvaro Prata.
Em 2010 a UFSC completa 20 anos de iniciação científica. “No ano passado tivemos uma demanda de 696 solicitações de bolsas e 543 estudantes foram beneficiados”, lembrou o professor Jorge Mário Campagnolo, diretor do Departamento de Projetos de Pesquisa, ligado à Pró-Reitora de Pesquisa e Extensão, setor que administra as bolsas de IC na UFSC. Nesse período foi investido mais de 1 milhão e 700 mil reais na iniciação científica, financiamento do CNPq e da própria UFSC.
Segundo Campagnolo, 25% desse valor representa a contrapartida da UFSC nas bolsas de iniciação científica. “A universidade sabe que o aluno que faz iniciação científica tem uma formação diferenciada”, enfatizou.
A pró-reitora de Pesquisa e Extensão da UFSC, professora Débora Peres Menezes, lembrou que a escolha dos estudantes premiados não é trivial. Durante o seminário de iniciação científica os alunos são avaliados por professores da própria instituição, e também por uma comissão externa, e suas notas compõem uma média – as seis mais altas indicam os melhores trabalhos. Além de uma placa, os seis destaques da Iniciação Científica recebem da UFSC passagem e estadia para participarem da Reunião Anual da SBPC. O encontro será realizado de 25 a 30 de julho, em Natal (RN), reunindo alguns dos principais pesquisadores do país.
“Esse prêmio é fruto de muito trabalho, certamente de muitos finais de semana e dias de férias dedicados ao estudo. Mas, como se diz, se não há transpiração não há resultados. Que realmente seja um investimento para o futuro”, comemorou o professor Leandro Buss Becker, orientador do estudante premiado Daniel Martins Lima.
Saiba Mais
Destaques da Iniciação Científica 2009:
Ciências Exatas:
Estudante: Daniel Martins Lima
Orientador: Leandro Buss Becker
Departamento: Automação e Sistemas / Centro Tecnológico
Destaque: Apresentação Oral
Projeto: Desenvolvimento de um sistema automatizado, direcionado a carros populares, para auxiliar motoristas em manobras de estacionamento
Estudante: Lorena Franchini
Orientador: Malik Cheriaf
Departamento: Engenharia Civil / Centro Tecnológico
Destaque: Painel
Projeto: Estudo sobre incorporação de resíduos (cinzas de termoelétricas e resíduos da construção e demolição) em argamassas de baixo custo para a construção civil
Ciências Humanas e Sociais
Estudante: Diego Acássio Beal Kerber
Orientador: Elias machado Gonçalves
Departamento: Jornalismo / Centro de Comunicação e Expressão
Destaque: Apresentação Oral
Projeto: Pesquisa e desenvolvimento de plataformas informatizadas de apoio à apuração de informações jornalísticas
Estudante: Isabel Kluever koneski
Orientador: José Rubens Morato Leite
Departamento: Direito / Centro de Ciências Jurídicas
Destaque: Painel
Projeto: Estudo na área do Direito Ambiental, sobre os mecanismos previstos para a proteção do meio ambiente, como é o caso da Ação Civil Pública Ambiental (ACPA) e o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).
Ciências da Vida
Estudante: Cassiana Mendes
Orientador: Marcos Antônio Segatto Silva
Departamento: CIF / CCS
Destaque: Apresentação Oral
Projeto: Participação em pesquisa para desenvolvimento de antibiótico de liberação prolongada, com objetivo de obtenção de dose única diária que colabore com o aumento da adesão do paciente ao tratamento e que reduza resistência de micróbios ao fármaco
Estudante: Priscila Gonçalves
Orientador: Margherita Anna Antônia Maria Bbarracco
Departamento: BEG / Centro de Ciências Biológicas
Destaque: Painel
Projeto: Estudo sobre o sistema imune de crustáceos como contribuição para um maior conhecimento do sistema imune dos camarões marinhos nativos
Mais informações sobre bolsas de iniciação científica na UFSC: (48) 3721-9332
Por Arley Reis / Jornalista da Agecom