Especial Pesquisa: Projeto desenvolvido por estudante da UFSC ajudará motorista a estacionar o carro

Fotos: Paulo Noronha/Agecom
O chamado sistema de estacionamento automático já é uma realidade. Há casos em que o motorista chega a ser um mero observador, mas essa tecnologia está presente em pouquíssimos carros e ainda tem preço muito alto. Com o objetivo de criar uma alternativa de baixo custo, Daniel Lima, estudante da 9ª fase do curso de Engenharia de Controle e Automação da UFSC, desenvolveu o projeto ´Sistema Embarcado para Realizar Manobras de Estacionamento Assistido`.
A proposta de Lima tem uma aplicabilidade maior do que o método automático, pois requer equipamentos mais baratos e mais simples. No mecanismo que desenvolve, as instruções são visuais. Uma interface gráfica (como uma tela de GPS) mostra as orientações ao motorista e auxilia indicando a velocidade a ser mantida e a posição do volante.
Trajetória virtual
A partir do momento em que o estacionamento assistido for acionado pelo motorista, o sistema começa a procurar uma vaga adequada com a ajuda de sensores instalados no veículo. Encontrada a vaga, é gerada uma trajetória virtual. Com o auxílio de técnicas avançadas de controle, são indicados comandos para seguir e estacionar de forma adequada. Caso o motorista não consiga acompanhar as instruções, o sistema embarcado irá detectar o erro de percurso e gerar novas instruções.
O desafio do trabalho desenvolvido na UFSC é chegar a um sistema que seja viável para carros populares. Há uma parceria com a montadora FIAT e quando o protótipo for finalizado, será instalado em um veículo que já está na universidade. A pesquisa sobre o estacionamento assistido é orientada pelo professor Leandro Buss Becker, do Departamento de Automação e Sistemas, e começou em agosto de 2009.
Destaque da Iniciação Científica
O trabalho resultou para Daniel Lima o prêmio Destaque da Iniciação Científica 2009. O reconhecimento foi concedido a seis jovens pesquisadores pela qualidade do projeto apresentado no 19º Seminário de Iniciação Científica da UFSC, realizado nos dias 21 e 22 de outubro do ano passado. O evento é realizado para avaliação dos trabalhos de estudantes de graduação com bolsas de iniciação científica, um instrumento que permite introduzir universitários na pesquisa e estimula o aprendizado do método científico.
Mais informações pelos e-mails daniellm@das.ufsc.br e lbecker@das.ufsc.br. Também pelo telefone do Laboratório de Montagem Mecatrônica (LMM) 3721-7791.
Por Fernanda Burigo / Bolsista de Jornalismo na Agecom
Leia outras matérias de pesquisa:
– Tese propõe nova aplicação para espécie nativa da Floresta Amazônica
– Estudo traça perfil de jogadores brasileiros que foram para grandes times de outros países