Documentário sobre o Contestado é selecionado para o 15º É Tudo Verdade

15/03/2010 16:19

Equipe do documentário  sobre o Contestado

Equipe do documentário sobre o Contestado

O Festival Internacional de Documentários É Tudo Verdade, considerado o principal festival do gênero da América latina, realiza sua 15ª edição de 8 a 18 de abril em São Paulo e no Rio de Janeiro, a partir de 9 de abril. O documentário O Contestado – Restos Mortais, de Sylvio Back (RJ, 158 min), foi selecionado para a mostra competitiva principal.

Rodado em Santa Catarina, contou com a presença de equipe seleta de profissionais do cinema brasileiro, como Antônio Luiz (direção de fotografia), Juarez Dagoberto (Técnico de Som), além de profissionais do Estado como o cineasta Zeca Nunes Pires (diretor assistente), Carlinhos Nunes Pires (microfonista), PH (diretor de Produção), Ivan de Sá (reprodução de fotos e photoshop), Cláudio Silva (still) e a cineasta Maria Emília de Azevedo (pré-produção).

Back retoma no documentário o tema de seu segundo longa-metragem ficcional, “Guerra dos Pelados” (1970). Uma das maiores epopéias do país,a Guerra do Contestado (1912-1916) envolveu milhares de civis e militares dos estados do Paraná e de Santa Catarina, num combate envolvendo disputa fundiária e questões de limites, heróis fardados e líderes messiânicos, discursos utópicos e massacres sanguinários.

Back filmando - fotos /divulgação

Back filmando - fotos /divulgação

O documentário – que amplia os limites de compreensão da “Gerra do Contestado” – teve uma participação fundamental da Universidade Federal de Santa Catarina, através do DAC/SECARTE, bem como da FAPEU, e dos pesquisadores Paulo Pinheiro Machado, do Departamento de História, Marli Auras e do doutorando Alexandre Assis Tomporoski.

O documentário foi patrocinado pelos governos do Paraná e de Santa Catarina.

Mais informações: (21) 2522-4574 (Sylvio Back) ou sylvioback@gmail.com